18/2/20 – Sind-UTE/MG em luta na ALMG: Emenda da deputada estadual Beatriz Cerqueira é aprovada em Comissão e atinge todo funcionalismo

Na tarde desta terça-feira (18/2/2020), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) seguiu com as atividades de luta na Assembleia Legislativa.

A categoria se dirigiu até o Plenarinho IV para acompanhar a votação do Projeto de Lei 1.451/2020, que reajusta apenas a remuneração dos servidores da Segurança Pública. A proposta havia sido aprovada, em 1° turno,  no Plenário e voltou para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).

O PL foi votado e, novamente, aprovado na Comissão, seguindo para o 2° turno no Plenário, a ser apreciado no dia 19/2/2020.

Fazendo a  luta e reivindicando, mais uma vez, isonomia na política salarial, os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação acompanharam a  reunião da CFFO e exigiram respeito por parte do Governo do Estado, já que Romeu Zema estabeleceu um tratamento diferenciado na apresentação de propostas de reajuste.

O Sind-UTE/MG repudia a postura do governador que tem  ignorado a pauta de reivindicações da rede estadual, em greve desde 11 de fevereiro último.

Reajuste a todo funcionalismo

A expectativa era que fosse apresentada uma Emenda à Constituição para que a atualização dos vencimentos se estendesse a todas as categorias do funcionalismo.

A proposição, apresentada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT/MG), foi levada à CFFO e propõe o reajuste atualizado com as perdas acumuladas de todas as carreiras do serviço público.

A Emenda foi aprovada e seguirá para votação no Plenário. Com o resultado de 4 votos a 3, posicionaram-se favoravelmente os deputados Hely Tarqüínio (PV), Fernando Pacheco (sem partido), João Magalhães (MDB) e Virgílio Guimarães (PT). Foram contrários Laura Serrano (Novo), Coronel Sandro (PSL) e Sargento Rodrigues (PTB).

19/2 – Atividade na ALMG a partir das 8h

O Sindicato reforça a todos os profissionais da Educação que a luta continua na próxima quarta-feira (19/2/2020), quando o PL 1.451/2020 será votado em 2° no Plenário.

A concentração começará às 8h e a direção estadual reforça a importância da categoria marcar presença para cobrar do governo Zema o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional e o atendimento à pauta de reivindicações.

FotoStudium

Assessoria: Studium Eficaz