40 anos de lutas – Sind-UTE/MG em defesa da educação e da soberania do povo indígena

Durante a comemoração dos 40 anos do Sindicato, 6/7/2019, a professora bastia da tribo dos Karajás no município de Ituiutaba, Valnice Pereira da Silva, recitou um emocionante poema, de sua autoria, chamando para atenção para a responsabilidade coletiva na luta em defesa dos povos indígenas no Brasil. “Vejo agora que o real foi-se embora, levado pela avidez dos brancos inescrupulosos, esfomeados, que em minha terra desfez. Choro, soluço e grito: Socorro para tudo que é belo!Acudam! Ouçam-me pelo ouvido. Esse é o grito do meu povo.”

Ela aproveitou o momento também para divulgar o projeto “Faça Amor Comigo”, da Associação de Indígenas de Ituiutaba, que busca recursos para o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organização de grande importância no enfrentamento contra a perseguição e violência dos povos originários.

Conheça mais sobre o Cimi aqui: https://cimi.org.br/