5 de março – Assembleia Estadual do Sind-UTE/MG

No dia 5/3/2020 (quinta-feira), educadores e educadoras completam 24 dias de greve na rede estadual. Na mesma data, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizará uma Assembleia Estadual, às 14h, no pátio da Assembleia Legislativa, onde serão votados os rumos do movimento e o calendário de lutas do próximo período.

A coordenação-geral do Sindicato ressalta que a duração da greve relaciona-se à decisão do governo do Estado. “A continuidade da greve vai depender da postura do governador Zema em atender nossa pauta de reivindicações. Durante todo o ano de 2019 tentamos dialogar e estabelecer uma negociação, de fato, mas não houve nenhuma proposta de pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Pelo contrário, enfrentamos o desemprego estrutural, assédio moral por meio do Diário Escolar Digital, a não quitação do 13º, salários parcelados, fusão de turmas e o direito a educação negado, a partir de políticas como o sistema de pré-matrículas online.” A categoria ainda reivindica a sanção da Emenda 2/2020 ao Projeto de Lei 1.451/2020, que garante isonomia  salarial a todo funcionalismo.

Pela manhã, às 7h, acontece uma vigília na Cidade Administrativa. A direção estadual do Sind-UTE/MG se reunirá com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), às 8h30, para debater sobre o cumprimento do Piso, defender o emprego e o direito a uma educação pública de qualidade social para todos e todas.

Assembleia Estadual

Data: 5/3/2020 (quinta-feira)

Local: Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Vigília