7 de setembro – Sind-UTE/MG presente no 25º Grito dos Excluídos

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convida toda a categoria, estudantes e comunidade escolar a participarem do 25º Grito dos Excluídos que acontecerá em Belo Horizonte, às 9h, no viaduto Santa Tereza. Com o tema “Este Sistema não Vale”, será feita a denúncia do crime da Vale em Brumadinho (2019) e em Mariana (2015).

O Sind-UTE/MG está presente todos os anos e esse não será diferente. Num contexto em que o Brasil, mais do que nunca, exige luta para defender os direitos do povo e da classe trabalhadora, é preciso ocupar as ruas e praticar a solidariedade contra o obscurantismo que se instalou na institucionalidade do estado e país.

O Grito dos Excluídos, como um espaço de dar voz às lutas e insatisfações da população, será um momento de também denunciar a política nefasta do governador Zema, que tem promovido um desmonte da educação na rede estadual de ensino e propõe a implantação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Mais um tsunami da educação também acontece no dia 7 de setembro, contra os cortes das universidades federais e em repúdio a privatização do ensino superior público, apresentada no projeto Future-se.

Outra bandeira é a defesa da Amazônia, que já queima há dias e tornou-se insignificante para o governo Bolsonaro. A intenção é colocar em foco a importância da maior floresta tropical do mundo, reivindicando respeito pelo meio ambiente e exigindo políticas públicas de conservação e preservação ambiental.

Nessa trincheira, também entra a luta contra a política privatista do governo federal, com a Reforma da Previdência e venda do patrimônio público.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, fala sobre a importância de participação. “Estar no Grito demonstra que é possível outro projeto de sociedade. Esse sistema mata e nós queremos vida. Por isso, o espaço é de denúncia, celebração e, sobretudo, de afeto.”

Confira abaixo onde acontecerão os atos em todo estado:

Belo Horizonte: 9h30 – Concentração no Viaduto Santa Tereza, Centro

Montes Claros: 7h30- Concentração na Praça Matriz