Eterna gratidão! Dom Pedro Calsadáliga – Presente!

Com profundo pesar, o Sind-UTE/MG, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, transmite a notícia do falecimento de Dom Pedro Calsadáliga, expoente da Teologia da Libertacão, considerado um dos mais importantes defensores dos direitos humanos do nosso país.

Fica nesse instante um imenso vazio no peito. Mas, haveremos de dar espaço para, em meio a essa dor, deixarmos ressaltar a grandeza de Dom Pedro com sua luta em favor dos pobres e oprimidos.

Ele foi um dos principais defensores dos povos indígenas e ribeirinhos. Defensor dos camponeses e trabalhadores/as rurais da Amazônia. Desde a ditadura militar defendeu os direitos daqueles mais necessitados.

"Por meu Povo em luta, vivo.
Com meu Povo em marcha, vou.
Tenho fé de guerrilheiro
e amor de revolução.

A voz de Dom Pedro Casaldáliga ao denunciar o trabalho escravo ganhou o mundo no início da década de 1970.

Aos 84 anos, teve que deixar sua casa pelas ameaças de morte sofridas em decorrência do governo ter retirado invasores da terra indígena Marãiwatsédé.

Ele era um defensor da vida, da dignidade da pessoa humana, um ícone contundente da nossa história de resistência ao autoritarismo e a todas as formas de repressão e de opressão.

“Dom Pedro Calsadáliga – Presente, presente, presente!”

✮ 16/02/1928 – ✟ 08/08/2020 – Para sempre em nossos corações!

Sind-UTE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais