Governo de MG divulga escala de pagamento dos servidores

• 09/11/2018

Os servidores de Minas Gerais receberão os salários de outubro em duas percelas: até R$ 3 mil líquidos serão creditados na conta de todo o funcionalismo ao longo do dia 13. O restante do salário para aqueles que têm contracheque acima de R$ 3 mil líquidos será pago no dia 28. Sobre o décimo terceiro salário, ainda não há previsão de pagamento.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira durante reunião entre representantes do governo e dos sindicatos da categoria. Segundo o governo, 75% dos funcionários receberão o vencimento de forma integral, no dia 13.

A unificação da escala de pagamento para funcionários da segurança, saúde, educação e demais carreiras ocorre pelo segundo mês consecutivo. De acordo com o governo, a escala será a mesma para servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

A expectativa é que até o final do mês haverá uma nova rodada de reunião para que o governo repasse a situação financeira do caixa e estabeleça um cronograma para pagar o décimo-terceiro salário.

Segundo o assessor chefe de Relações Trabalhistas e Sindicais, Carlos Calazans, o governo está fazendo uma série de “encaminhamentos financeiros” para garantir os recursos do abono de Natal para os servidores.

“Em função disso, estamos agendando uma reunião ao final de novembro, quando poderemos falar com mais precisão e clareza todo a movimentação financeira que fizemos e deixar essa questão do décimo-terceiro mais clara”, afirmou. Segundo ele, até o momento não há como fazer previsões sobre datas para pagamento.

A legislação determina que o décimo-terceiro deve ser pago em duas parcelas, nos dias 30 de novembro e 20 de dezembro. O abono de 2017 foi pago de quatro vezes, entre janeiro e abril deste ano.

A diretora estadual do Sind-UTE/MG, Denise Romano, lamentou a falta de informação sobre o décimo-terceiro.

“Já temos uma história recente de problemas em relação ao pagamento do décimo-terceiro, e por isso, nós temos feito reiteradamente a cobrança pela divulgação do cronograma. Insistimos hoje para que se deixasse pelo menos uma reunião agendada, mas o governo não quis marcar data. A fala do secretário é que, quando houver condições, convocará a comissão para debater a questão”, afirmou.

Escala de pagamento de novembro

Dia 13/11 (terça-feira) – 1ª parcela
Até R$ 3 mil líquidos para TODOS os servidores (ativos, inativos e pensionistas);

Dia 28/11 (quarta-feira)- 2ª parcela
O valor restante dos salários de TODOS os servidores (ativos, inativos e pensionistas) que recebem acima de R$ 3 mil líquidos

Representantes do governo e dos sindicatos se reuniram na manhã desta quinta-feira (foto: ACS/SEF-MG/Divulgação)

Fonte: Estado de Minas (EM)