NOTA PÚBLICA DO SIND-UTE/MG SOBRE O FECHAMENTO DE TURMAS E DEMISSÕES NA EDUCAÇÃO

O governo de Romeu Zema, por meio da Secretaria de Educação, adota em todo o estado uma política de fechamento de turmas e até mesmo de escolas.

As salas de aula que restarem funcionando ficarão superlotadas, o que contribuirá para a ampliação do sucateamento da educação pública estadual e prejuízos ao aprendizado dos estudantes.

Porque as escolas que estão sofrendo com essa proposta do governo do Estado, a exemplo da Escola Estadual Santos Dumont e do Instituto de Educação em Belo Horizonte, são contra essa medida?

 – Não houve diálogo com a comunidade escolar

De forma autoritária o governo encaminhou estas mediadas, sem dialogar com a comunidade escolar antecipadamente.

 – Não leva em conta a qualidade da educação

A quantidade de alunos por turma influencia diretamente a qualidade do ensino, já que sobrecarrega o professor e cria um ambiente insalubre tanto para alunos quanto para professores.

 – Muda o cronograma construído e desestabiliza a escola

A decisão tomada de forma arbitrária desestabiliza a escola como um todo em sua organização e cronograma. O que havia sido planejado se modificará depois da metade do ano letivo. Não só o planejamento, mas também a relação construída entre alunos e professores (fundamental para o processo educativo) será prejudicada.

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!

QUEM LUTA EDUCA!

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.