Novembro Negro em Betim: Sind-UTE/MG na luta!

Em 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) apoiou e participou de várias atividades durante o Novembro Negro em Betim, mês de grande importância para o debate sobre o racismo estrutural e as formas de resistência contra essa opressão.

Foram realizadas rodas de conversas, concurso Beleza Negra, missa inculturada e debate sobre violência contra as mulheres. O intuito dos eventos foi promover a discussão sobre racismo, convergindo à pauta temas como liberdade e tolerância religiosa, empoderamento, direitos humanos e descolonização.

Na tarde do dia 20/11/2019, a Associação Betim Cor Brasil, com apoio da Subsede do Sind-UTE/MG no município, realizou a XI Kizomba – Festa da Igualdade Racial, na Praça Tiradentes. A atividade foi um momento de troca e mobilização popular para reafirmar a urgência da luta antirracista, especialmente, num país que ainda não respondeu quem mandou matar a vereadora do Rio Janeiro, Marielle Franco e o seu motorista Anderson Gomes.

A Câmara Municipal de Betim, por intermédio da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Minorias, e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial conferiram o certificado Prêmio Camélia ao professor e diretor do Sindicato, José Luiz Rodrigues. A cerimônia aconteceu no dia 29/11/2019, durante a 11º edição do Prêmio.

Já encerrando as atividades do Novembro Negro, realizou-se um abraço simbólico na Praça Milton Campos, em 30/11/2019. Na ocasião, a professora da rede estadual de ensino, Marlene Bento, recebeu uma homenagem em reconhecimento à importância de sua luta antirracista na educação.

Infelizmente, neste mesma data, em que se celebra o Dia da Consciência Negra, alguns participantes da atividade, entre elas, a diretora da Subsede e a presidenta do Conselho Municipal de Combate ao Racismo, Ana Paula, foram vítimas de injúria e discriminação racial por parte de ocupantes de um carro que passou próximo ao evento. Estão sendo tomadas as providências necessárias à reparação do crime.

Confira a Nota de Denúncia do Sind-UTE/MG sobre caso.

Foto: Sind-UTE/MG – Subsede Betim