Programa Outras Palavras – As mentiras sobre a Reforma da Previdência que o governo não quer te contar

No último programa Roda de Conversa, 15/7/2019, o debate foi pautado pelos impactos que a Reforma da Previdência trará para a classe trabalhadora e ao povo brasileiro e a convidada a falar sobre o assunto foi a deputada estadual, Beatriz Cerqueira. Registramos também a presença da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano.

Beatriz reforçou que é preciso manter a esperança de que a Reforma não seja aprovada e falou sobre a força da mobilização da classe trabalhadora para conter essa Proposta de Emenda à Constituição. “ A PEC 6/2019 ainda seguirá para segundo turno de votação na Câmara Federal e depois vai ao Senado. Mas nós precisamos, agora, compreender coletivamente o texto que foi aprovado, como também enxergar a real postura dos 379 deputados/as que se posicionaram contra o povo.”

Ela ainda agradeceu a cada um/a dos 13 parlamentares mineiros que votaram contra a Reforma e repudiou o voto de grande parte da bancada de Minas Gerais, 39 deputados/as federais, por se posicionarem contra os interesses dos/as trabalhadores/as e a favor da proposta.

Denise Romano lembrou dos riscos do regime de capitalização que, apesar de não constar mais no texto da Reforma, pode ser incluído novamente após a aprovação. “Nós já tivemos experiências no país com regimes privados de capitalização que, simplesmente, quebraram e as pessoas que contribuíram perderam todo o dinheiro e a possibilidade de se aposentarem. O capital privado não se responsabiliza pela vida das pessoas. Por isso, precisamos defender uma Previdência Pública!”

Beatriz e Denise ressaltaram que é urgente seguir na luta e, sobretudo, tornar o debate sobre a Reforma da Previdência popular, de forma que o povo consiga entender a dimensão do ataque à Seguridade Social.