Programa Outras Palavras – Trabalhadoras e trabalhadores em educação se mobilizam pelo pagamento do Piso Salarial

No último dia 25/9/2019, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou uma vigília pelo pagamento do Piso Salarial, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A direção estadual teve uma reunião de negociação com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), e cobrou uma resposta concreta à pauta de reivindicações.

O principal tema da reunião foi o pagamento do Piso, direito que está respaldado pela Constituição Federal, na Lei estadual 21.710, e na Constituição do Estado, bem como, a quitação dos retroativos atrasados e o fim do parcelamento de salários.

“O governo não pode fazer escolhas políticas e apresentar propostas de pagamento do Piso apenas para algumas categorias do funcionalismo. Não é mais possível ouvirmos que a Constituição Estadual não será cumprida e nós ficaremos sem reajustes salariais. Estamos nessa luta há mais de 10 anos e ficaremos pelo tempo que for necessário”, disse a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano.

A coordenação-geral reforçou que o governo precisa estabelecer um diálogo com o Sindicato e apresentar um planejamento de respostas àquilo que o estado deve à categoria.