Sind-UTE/MG na luta estudantil em defesa das universidades federais

No dia 9 de maio, a diretora estadual do Sindicato Único das/os Trabalhadoras/es em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, representou a categoria na Assembleia Geral convocada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no gramado da reitoria. O objetivo foi discutir e mobilizar a comunidade estudantil contra a política de cortes promovida por Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A assembleia, que contou com milhares de estudantes, debateu sobre a decisão do Governo de cortar 30% do repasse de recursos às universidades e institutos federais e quais impactos isso trará para o funcionamento das atividades e manutenção dos/as alunos/as dentro no ambiente acadêmico. Denise celebrou a união na luta pela defesa do ensino público. “É uma honra poder representar o Sind-UTE/MG nessa belíssima demonstração de unidade, força e determinação em combater os cortes na educação. É muito importante esse levante de Minas Gerais, porque é o estado que mais sedia universidades federais no país”, ressaltou.

Ela também falou sobre o protagonismo na luta estudantil e convidou todos/as para participarem da Greve Nacional. “O Sind-UTE/MG está do lado de vocês contra os cortes e contra a Reforma da Previdência. Vocês são protagonistas dessa luta e representam a mola propulsora que irá derrotar esse governo fascista. Aproveito para fazer um convite do grande ato da Greve Nacional da Educação, no dia 15 maio, pela defesa da aposentadoria e educação pública.”

Arquivo Sind-UTE/MG