Sind-UTE/MG participa de ato em defesa da Funed e destaca a importância de vacinação para toda a população

O Sind-UTE/MG, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, apoiou o ato público em defesa e pelo fortalecimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG), nesta terça-feira, 23/02/21, em Belo Horizonte.

O ato, que também contou com a participação da CUT/MG, sindicatos filiados, da deputada estadual Beatriz Cerqueira, movimentos sindicais e populares, teve entre outros, o objetivo de referendar a importância dessa instituição centenária.

Infelizmente, o governo do estado de Minas Gerais não deu nem um passo sequer no sentido de criar as condições para que a Funed cumprisse esse papel, nesse momento angustiante do povo brasileiro. Seja estabelecendo parcerias internacionais, como fizeram a Fiocruz e o Butantã, seja otimizando seu parque fabril para fortalecer a produção de vacinas desenvolvidas pela UFMG, USP, UFPR e outras.

Assim como a Fiocruz e o Instituto Butantã, a Funed tem larga tradição na produção de vacinas e soros. “Não restam dúvidas de que essa instituição poderia, caso fosse preparada para isso, juntando-se no esforço nacional pela vacinação ampla e irrestrita da nossa população”, ressaltou Denise Romano, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG.

A deputada Beatriz Cerqueira, por sua vez, destacou que não houve investimento do governo do Estado para que a Funed pudesse agora contribuir para Minas Gerais e para o Brasil na produção de vacina. “Isso não é incompetência. Na verdade, é uma opção política de pensamento de que o direito à vacina e, portanto, o direito à vida tem que ser transformado numa mercadoria. Se o Estado não fornecer, daqui a pouco a iniciativa privada fornece. É absurdo e nós precisamos combater isso”, ressaltou.

O ato realizado na portaria principal e nas imediações da sede da Funed, no bairro Gameleira, na capital mineira, foi realizado na manhã desta terça ( 23/02/21), e contou com a presença de várias pessoas, porém, seguindo os protocolos de segurança, entre eles, uso de álcool em gel e máscara. Nas faixas estendidas no local dizeres como: #FUNEDéSUSéVacinajá e #FUNEDéVacinaParaTodo.

Fotos: Rosana Zica/Mandato Bia Cerqueira

TUITAÇO AMANHÃ – 24/02 – 10h – #VacinaParaTodosJá

Vamos cobrar do Congresso Nacional e do governo federal vacinas para todos e todas.

O tuitaço faz parte da Jornada Nacional Vacina para Todos Já, que tem o objetivo de pedir aos parlamentares vacina para todos, com prioridade aos profissionais da educação, além de segurança sanitária para as comunidades e alimentação escolar. A mobilização também exige orçamento público setorial capaz de assegurar o enfrentamento à pandemia para 2021.

Tuitaço #VacinaParaTodosJá
.
Quando: 24/02 – 10h

Participe e compartilhe!

O Sind-UTE/MG apoia essa iniciativa!