Sind-UTE/MG rechaça postura do governo em relação ao pagamento do 13º salário para o restante do funcionalismo

Na tarde desta sexta-feira, 24/1/2020, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se reuniu com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para debater sobre a quitação do 13º salário de 2019.

Sem apresentar nenhuma proposta, o secretário Otto Levy perguntou as entidades sindicais presentes se tinham sugestões de critérios para o pagamento do 13º ao restante do funcionalismo público que não recebeu o direito, caso Estado conseguisse outros recursos.

Essa consulta deveria ter sido feita desde dezembro de 2019, antes do governador Zema estabelecer uma política diferenciada de pagamento do 13º salário.

A coordenação-geral do Sind-UTE/MG reforçou que essa não pode ser a postura do governo estadual e reivindicou a quitação integral do 13º a parte da categoria que segue prejudicada sem a remuneração. Também ressaltou a importância de cumprimento do Piso Salarial, batalha travada há mais de 10 anos e que não será abandonada.

Nesse sentido, a direção estadual do Sind-UTE/MG frisa a importância de todos e todas trabalhadoras em Educação participarem da Assembleia Estadual que acontecerá no dia 5/2/2020 (quarta-feira), às 14h, no pátio da Assembleia Legislativa.

A atividade será realizada com paralisação total das atividades, em Belo Horizonte, e profissionais da educação estão em estado de greve desde o ano passado.