Sistema de matrículas online segue com problemas e prejudicando toda comunidade escolar de Minas Gerais

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) vem a público denunciar, mais uma vez, a ineficiência e prejuízos que o sistema online de pré-matrículas, apresentado pelo governo do Estado para o ano letivo de 2020, está causando a toda comunidade escolar da rede estadual de ensino.

A coordenação-geral do Sind-UTE/MG informa que a publicação da lista com a primeira chamada dos/as estudantes, liberada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), não resolveu a situação. “Isso só piorou, porque o que está falho é o sistema. Há casos de alunos que foram alocados em cidades onde não existe transporte escolar público ou que estudarão em bairros muito distantes, ainda que tenha instituições de ensino próximas à residência. O Sind-UTE/MG segue recebendo também relatos de falhas na plataforma em todo o estado e, até mesmo, que o sistema está fora do ar.”

Na reunião que a direção estadual teve com a SEE/MG, no último dia 16/1/2019, na Cidade Administrativa, foi informado ao Sindicato que o sistema voltaria a funcionar normalmente a partir da data, o que não aconteceu. O governo de Romeu Zema ainda promove assédio moral contra educadores, quando exige, estritamente, o preenchimento do Diário Escolar Digital (DED), mas não oferece uma plataforma estável e de qualidade aos professores e professoras.

Isso demonstra que nenhuma das tentativas de suposta inovação nos trâmites educacionais funcionou. Como consequência, temos mais adoecimento da categoria, prejuízos no andamento das matrículas e o início do ano letivo prejudicado.

Famílias, trabalhadores e trabalhadoras, e toda comunidade escolar estão sendo atingidos pela irresponsabilidade do governador, que nega a educação como um direito constitucional.

Reivindicamos, mais uma vez, uma solução definitiva para essa lamentável situação.

Repercussão na mídia:

17/1/2020 – Rádio Itatiaia Fm 95,7 – Entrevista da direção estadual do Sind-UTE/MG sobre as falhas no sistema de matrícula online.