Solidariedade às famílias do Quilombo Campo Grande da Usina falida de Ariadnópolis

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) vem a público repudiar a decisão do juiz, Juiz Walter Zwicker Esbaille Júnior, que mandou despejar as 450 famílias moradoras da usina falida de Ariadnópolis, em Campo do Meio-MG.

O assunto foi tratado durante numa audiência, totalmente atípica, realizada na última quarta-feira, 7/11/18. O prazo dado pelo juiz para que a ocupação seja desfeita é de sete dias.

O prejuízo para a comunidade, que há 20 anos, coabita essa localidade, é grande, pois, a ordem destruirá tudo o que as pessoas construíram em duas décadas de trabalho.

A decisão do juiz fará com que 1.200 hectares de lavoura de milho, feijão, mandioca e abóbora, 40 hectares de horta agroecológica, 520 hectares de café sejam destruídos. Além disso, centenas de casas, currais e quilômetros de cerca serão derrubados.

A decisão é arbitrária e fere princípios constitucionais ao não reconhecer valores de dignidade humana, afirmam os advogados de defesa das famílias.

Segundo registro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra , durante a audiência restrição para a entrada da representação das famílias acampadas e impedimento de autoridades que se deslocaram para acompanhar a reunião.
Durante a condução do rito, o juiz solicitou a presença da tropa de choque dentro da sala. Os representantes do latifúndio, junto com a prefeitura local, propuseram alojar as famílias em um ginásio. Por fim, o Juiz sequer leu a sentença, apenas informou, rapidamente, a decisão.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra está recorrendo, diante da decisão arbitrária e injusta.

O Sind-UTE/MG, ao manifestar, apoio e solidariedade aos afetados por essa situação, reafirma sua disposição de estar ao lado do MST nessa frente de resistência e de coragem das famílias do Quilombo Campo Grande, que vão lutar para permanecer nas terras de Ariadnópolis.

“Lutar! Construir Reforma Agrária Popular!”

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)

Fotos: Divulgação MST