Veja no Programa Outras Palavras, que foi veiculado no dia 18 de abril de 2020

Veja no Programa Outras Palavras de 18 de abril de 2020

Sind-UTE/MG em defesa da vida das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação durante a pandemia

Educadores e educadoras na luta por uma educação pública de qualidade


#GreveEmDefesaDaVida: Sind-UTE/MG convoca a categoria para retomar a greve a partir de 14/4

Diante da decisão do governo do Estado em retomar atividades escolares a partir do dia 14/4/2020, em plena pandemia de Coronavírus, a coordenação-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) fez uma convocação a toda categoria para o retorno da greve na referida data.

A direção do Sindicato reforçou que a medida se faz necessária para que as vidas de milhares de trabalhadores, estudantes e comunidade escolar sejam protegidas.

OBS: O Sind-UTE/MG já informou sobre o memorando encaminhado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) às Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s), que orienta o cumprimento da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para manter a suspensão das atividades escolares, diante da pandemia de Cornavírus.

A decisão foi tomada desde o dia 15/4/2020 pelo Tribunal e atendeu ao Mandado de Segurança impetrado pelo Sind-UTE/MG, o qual solicitava suspensão do retorno de servidores da educação a partir do dia 14 de abril, como o governo do Estado havia imposto por meio da deliberação 26 do Comitê Extraordinário COVID-19.


Sindicato destaca que Governo colocará em risco vidas de trabalhadores com o retorno de atividades

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, destaca que o governo Zema, ao impor o retorno de atividades escolares na rede estadual de ensino em plena pandemia de Coronavírus, coloca em risco a vida de 50 mil trabalhadores e trabalhadoras.

A direção do Sind-UTE/MG convoca toda categoria para seguir na luta e aderir à #GrevePelaVida.
OBS: O Sind-UTE/MG já informou sobre o memorando encaminhado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) às Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s), que orienta o cumprimento da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para manter a suspensão das atividades escolares, diante da pandemia de Cornavírus.

A decisão foi tomada desde o dia 15/4/2020 pelo Tribunal e atendeu ao Mandado de Segurança impetrado pelo Sind-UTE/MG, o qual solicitava suspensão do retorno de servidores da educação a partir do dia 14 de abril, como o governo do Estado havia imposto por meio da deliberação 26 do Comitê Extraordinário COVID-19.


Educação e a pandemia de Coronavírus: Sind-UTE/MG realiza debate com a deputada Beatriz Cerqueira

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), professora Denise Romano, e a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira (PT/MG), realizaram um debate sobre a pandemia de Coronavírus e a situação da educação no estado, no último dia 13/4/2020.

A deputada destacou que a situação é séria e o isolamento social deve ser respeitado. “A dinâmica de trabalho parlamentar na Assembleia foi modificada, com votações no Plenário de maneira remota. Se a pandemia fosse apenas um gripezinha, isso não seria necessário. O isolamento é a melhor forma de combatermos a pandemia e não podemos aceitar a volta de 50 mil servidores da educação. Não adianta preocupar com a escola se as pessoas estiverem mortas.”

“Nós podemos enfrentar essa situação com a greve, enquanto instrumento de luta. Apesar da decisão do governo do Estado impor o retorno de atividades escolares na rede estadual de ensino, nós faremos uma greve em defesa da vida”, disse Denise.

Confira o debate completo no vídeo.


Coronavírus: Confira os esclarecimentos com médico infectologista da UFMG

O médico infectologista e professor da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Unaí Tupinambás, que também é membro do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, traz importantes esclarecimentos a respeito do Coronavírus no Brasil e no mundo.

Unaí destaca que o Brasil foi um dos últimos países a sofrer com a contaminação da Covid-19 e tem duas opções para fazer no combate à pandemia. “Temos dois caminhos a seguir. Um é aquele que tem dado certo, o da proteção da vida com o isolamento social, estabelecido pelo governo Chinês em Wuhan, onde originou-se o Corona. Ou podemos fazer como na Itália, com a abertura do comércio e flexibilização do isolamento, o que causou um aumento da contaminação e milhares de mortes.”

Aos trabalhadores essenciais, que não podem estar em isolamento, o professor reforça a necessidade de cuidados básicos, como uso de máscaras e álcool em gel para higienizar as mãos.

Ele ainda destacou que “a fala do governador ao dizer que o vírus precisa viajar pelo estado é irresponsável e ele precisa se responsabilizar por isso. Nós devemos fazer o contrário. O vírus precisa ser contido e a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde preservada.”


Sind-UTE/MG reforça que os trabalhadores em educação devem respeitar o isolamento social

As trabalhadoras e os trabalhadores em educação devem permanecer em casa e respeitar o isolamento social, de forma que seja possível proteger a vida.

Esse foi o posicionamento do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), diante da imposição do governo do Estado com o retorno de atividades escolares em plena pandemia de Coronavírus.

O diretor estadual, Paulo Henrique Santos Fonseca, destaca que o compromisso do Sindicato é com a vida. “Essa postura do governador Zema é inadmissível, bem como a proposta de Educação a Distância, que em nada dialoga com a realidade de Minas Gerais e ainda estabelece perdas pedagógicas aos estudantes.”

Paulo Henrique também lembrou a todos e todas que o governador fez essa convocação em plena pandemia, nem sequer quitou o 13º de 2019 e segue com o parcelamento de salários.


Homenagem ao professor Miguel Arroyo

O programa Outras Palavras esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 27/6/2019, durante homenagem ao professor emérito da Universidade e sócio honorário do Sind-UTE/MG, Miguel Arroyo, realizada pelo projeto “Pensar Educação Pensar o Brasil”. Ele foi um dos fundadores da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE), em 1979.

O professor falou sobre a importância em referenciar a história como forma de resistência. “O Sind-UTE/MG tem 40 anos de existência e muita luta. É necessário que isso seja revivido para que os mais jovens possam entender e valorizar a trajetória de batalhas travadas em defesa da educação.” Nesse sentido, Arroyo frisou a necessidade de reafirmar que o Sindicato nasceu enfrentando a ditadura militar. “Essa instituição foi criada em um momento de autoritarismo do Estado. Assim como antes, nós temos que dar respostas duras aos ataques estruturais que sofremos, principalmente, nos últimos meses. É a educação e liberdade de ensino que estão em jogo.”

Outro ponto que o professor chamou a atenção foi para a unidade nas disputas a serem feitas contra a retirada de direitos. “Sempre defendi que o Sindicato lutasse pela educação, mas, também, pelos direitos trabalhistas. Precisamos de união, porque qualquer luta isolada será fracassada. É por aí que devemos caminhar.”

Quem concordou com o professor a respeito da unidade na luta foi a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira (PT/MG). “Vivemos em tempos da defesa da morte, da ignorância e imposição da mediocridade. É urgente estarmos juntos em defesa de um ensino de qualidade, gratuito e acessível, somando forças com outros movimentos sociais e sindicais.”

“O Sindicato reconhece e valoriza o papel do professor Miguel Arroyo na construção de uma educação pública crítica e no fortalecimento do movimento sindical para as lutas da classe trabalhadora. Agradecemos a UFMG por essa valorosa homenagem”, disse o diretor estadual do Sind-UTE/MG, Diego Horta.


Tire suas dúvidas com o Sind-UTE/MG

Tire suas dúvidas com o departamento jurídico do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Quem vai responder aos questionamentos é a advogada Maíra Gualberto.

Se você tem a mesma dúvida a seguir, não deixe de ver o vídeo: “Quem tem direito à promoção por escolaridade na carreira?”


O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.