Veja no Programa Outras Palavras, que foi veiculado no dia 4 de abril de 2020

Veja no Programa Outras Palavras de 4 de abril de 2020

Debate em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da educação pública em tempos de Coronavírus

Sind-UTE/MG cobra do governador o pagamento do 13º salário e a prorrogação da validade do concurso de 2017

Não ao projeto Escola com Mordaça

Roda de Conversa – A importância de defender o SUS

Live do Sind-UTE/MG debate a conjuntura política em tempos de Coronavírus

No último dia 30/3/2020, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) participou de uma live no facebook para debater sobre os impactos da pandemia de Coronavírus na Educação e no país.

A atividade foi uma iniciativa da diretora estadual do Sind-UTE/MG e diretora executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), professora Elaine Ribeiro.

Ela mediou o debate com a coordenadora-geral do Sindicato, Denise Romano, e com a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira (PT/MG).

Segundo Elaine, o intuito da live foi levar informações à categoria, com destaque para os esclarecimentos sobre a greve, deflagrada no último dia 11/2/2020, e ações apresentadas na Assembleia Legislativa para resguardar os direitos da classe trabalhadora em tempos de pandemia.

Além disso, ainda foram pautados os riscos que o ensino público corre com a implantação de plataformas de Educação a Distância.

Sind-UTE/MG cobra do governador o pagamento do 13º e a prorrogação da validade do concurso de 2017

A coordenação-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) informa a toda categoria que, no último dia 31/3/2020, encaminhou ao governo do Estado duas correspondências para cobrar a quitação do 13º salário de 2019 e a prorrogação do prazo de validade do concurso de 2017.

No último dia 31/3/2020, encerrou-se a data que o próprio governador Zema havia compromissado para quitar o 13º de 2019. Só na educação são cerca de 40 mil trabalhadores que ainda n ão receberam o direito. O concurso ainda vigente, SEE/MG 7/2017, é válido para convocações só até o dia 30/6/2020. Dessa forma, o Sind-UTE/MG reivindicou a prorrogação por mais dois anos, a partir da data do vencimento.

Após o anúncio do governador sobre o atraso na folha de pagamento do mês de abril, o Sind-UTE/MG repudiou a medida e cobrou o recebimento dos salários, preferencialmente, sem parcelamento e com o estabelecimento de diálogo com todo funcionalismo.

A coordenação-geral do Sind-UTE/MG destaca que a situação de pandemia não pode ser agravada com precarização de direitos.

Confira esse importante debate no vídeo.

Roda de Conversa – Não à Escola com Mordaça

No último dia 16/3/2020, o programa Roda de Conversa debateu os riscos que o projeto Escola Sem Partido traz para a liberdade e qualidade do ensino.

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, destacou que o projeto quer impor uma visão única de sociedade “A Escola Sem Partido é a escola de um partido só. O ambiente escolar precisa ser um espaço plural e diverso, onde a educação consiga passar o conhecimento socialmente acumulado. É construir a convivência com as diferenças.”

O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Santos Fonseca, chamou a atenção aos ouvintes para a necessidade de toda comunidade escolar acompanhar o Projeto de Lei 274/2017, a Escola com Mordaça, que voltou a tramitar na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Segundo ele, a proposta coloca em risco a liberdade de cátedra e o pensamento crítico em sala de aula.

“É uma aberração. Pensar a escola sem um projeto de reflexão pública, sem discutir sexualidade, sem pensar racialidade, sem discutir várias visões de mundo é um local de doutrinação. É a censura do debate”, disse o professor da rede estadual, Rodrigo Amaral.

Roda de Conversa – A importância de defender o SUS

A importância de defender o Sistema Único de Saúde (SUS). Sob essa importante pauta que o programa Roda de Conversa recebeu como convidados a secretária do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Carla Anunciatta, o secretário-geral do Conselho e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Bruno Pedralva, e o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), Jairo Nogueira.

“É um crime congelar os recursos da saúde, educação assistência social.” Assim Bruno definiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, aprovada no governo de Michel Temer em 2016, que congelou por 20 anos investimentos nas áreas. Ele destacou que a medida trouxe graves consequências para o SUS, já que no período de vigência da PEC deixarão de ser investidos R$ 400 bilhões na saúde.

“O DPVAT também é direcionado para indenizar as vítimas de acidente, para atenção hospitalar, formação e educação no trânsito. Com essa medida, o governo federal atinge, mortalmente, a população”, disse Carla a respeito do fim do seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), anunciado pelo governo federal.

Ela ressaltou que é preciso defender o SUS, sobretudo, porque é esse sistema que atende a milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

Jairo alertou a todos e todas sobre as justificativas que o governo federal utilizou para acabar com o pagamento do seguro. “Sabe quanto custa o valor anual do DPVAT? Apenas R$16. Se existe uma má administração dos recursos que são arrecadados, a solução é a melhoria na fiscalização e não a extinção da contribuição que fortalece um sistema de saúde pública.”

Sind-UTE/MG destaca fala da deputada Beatriz Cerqueira sobre a aprovação do PL 1.777/2020

O Sindicato Único dos Trabalhaodres em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) destaca a fala da deputada a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira (PT/MG), sobre a aprovação do Projeto de Lei 1.777/2020, que possui diretrizes para resguardar os direitos da classe trabalhadora, crianças e toda população.

Ela afirma que o PL é fruto de um esforço coletivo do Parlamento para dar celeridade à aprovação de medidas que possam responder concretamente à toda sociedade, que enfrenta a pandemia de Coronavírus.

Dentre as diretrizes, a parlamentar destaca:
– Autorização ao Estado para suspender o desconto de empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais;
– Impedimento de demissões de servidores da administração pública direta e indireta, também na Cemig e Copasa;
– Não é permitida a retirada de qualquer direito ou benefício que o trabalhador tenha conquistado;
– Realização do pagamento de benefícios e direitos a servidores com mais de 60 anos;
– Garantia da renda mínima aos trabalhadores informais;
– Medidas de proteção às crianças, com destaque para a alimentação.

“Precisamos batalhar para que o governador aprove o projeto da forma como foi encaminhado pela Assembleia, e proteja todos e todas que precisam ser protegidos, nossos serviços públicos, servidores e toda sociedade”, disse a deputada.

Confira a fala completa da deputada.

Tire suas dúvidas com o Sind-UTE/MG

Tire suas dúvidas com o departamento jurídico do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Quem vai responder aos questionamentos é a advogada Gabriela Silva César.

Se você tem a mesma dúvida a seguir, não deixe de ver o vídeo: “Qual medida deve ser adotada para o servidor efetivado pela Lei Complementar 100/2007 que tiver negado o seu pedido de prorrogação da licença para tratamento de saúde?”

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações.