Veja no Programa Outras Palavras, que será veiculado no dia 19 de outubro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras de 19 de outubro de 2019

Qual a importância dos educadores e educadoras para a transformação social no estado e no país?

Conservadores defendem a Lei da Mordaça e educadoras/es resistem pela liberdade de ensino e pensamento crítico

Por que ser um educador e uma educadora?

Quem responde a essa pergunta é o professor e diretor estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação e Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Múcio Cordeiro. Segundo ele, ser um educador é contribuir para a transformação da vida dos estudantes que passam pela sala de aula. “O profissional em educação é aquele que prepara cada pessoa para exercer a cidadania, e tenho certeza que contribuo para essa possibilidade. É muito gratificante receber o reconhecimento dos alunos e alunas. Assim, entendemos que fazemos parte da construção de todas as outras profissões.”

O professor de matemática da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Adalgísio Gonçalves Soares, demonstrou, concretamente, a importância do educador na vida da comunidade escolar. Com dedicação e estudo, seus alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio conquistaram quatro medalhas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2019, edição brasileira, competição que contou com a participação de mais de 20 países. “Basta acreditar e valorizar a educação e o potencial de cada estudante!”

Uma das medalhistas, Cassandra Lopes César, falou sobre a essencialidade do educador Adalgisio para a competição. “Sempre gostei de matemática, mas o professor apresentou uma forma mais dinâmica de aprender a matéria. Essa conquista é nossa e dele!”

João Pedro Fernandes, também medalhista na olimpíada, agradeceu ao professor pelo resultado. “Sou muito grato ao Adalgísio, porque ele trabalha a disciplina de maneira diferente em sala de aula e isso nos instigou a estudar mais.”

“Em minha trajetória como educador, o que mais impacta é saber que, por meio do diálogo com os estudantes, trocamos conhecimento e contribuímos para a construção de histórias, de cidadãos e cidadãs melhores”, afirmou o professor e diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Grossi.

A professora de matemática na Escola Estadual Dom Cabral, Fracielle Linhares, mostrou mais um exemplo da potência transformadora da educação.

“Conseguimos trazer duas medalhas da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. Essa conquista é resultado de um esforço coletivo que marca as histórias desses estudantes e a minha também.” Ela anunciou que eles ganharam uma bolsa de estudos para cursar ensino superior em Engenharia.

“Se eu precisasse escolher uma profissão hoje, seria professora novamente. Digo isso, porque entendo como somos fundamentais na vida da sociedade e na história de cada aluna e aluno que passam por nós”, disse a diretora estadual do Sind-UTE/MG, a educadora Maria Mirtes de Paula.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações