Veja no Programa Outras Palavras, que será veiculado no dia 28 de março de 2020

• 27/03/2020

Veja no Programa Outras Palavras de 28 de março de 2020

Assembleia Estadual do Sind-UTE/MG aprova manutenção da greve por tempo indeterminado

Roda de Conversa debate a importância do SUS e as atividades da educação

Educadores e Educadoras na luta por democracia

A greve na rede estadual continuará por tempo indeterminado. Essa foi a decisão aprovada na Assembleia Estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), no último dia 12/3/2020.

A coordenadora-geral do Sindicato, Denise Romano, afirmou que a categoria seguirá na cobrança para que o Parlamento derrube o veto do governador Romeu Zema às Emendas ao Projeto de Lei (PL) 1.451/2020, que garantem isonomia salarial a todo funcionalismo e o Piso Salarial Profissional Nacional à Educação. “Nossa postura diante dessa medida será a manutenção da greve, bem como a ampliação do movimento em todo o estado.”

“Faremos a luta no Parlamento para que os deputados e deputadas garantam esse direito. Mas, levaremos a pauta para as ruas e todos cantos de Minas Gerais. Não testem a Educação, porque temos fôlego e disposição para o tempo que for necessário nessa luta”, disse a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira (PT/MG).

“Defender a educação e o conhecimento é reconhecer a importância que todos os profissionais atuantes na área têm na construção do desenvolvimento do nosso país e do ser humano. Defenderemos o Piso Salarial”, destacou a representante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Soniamara Maranho.

O diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da Subsede de Betim, Luiz Fernando Oliveira, ressaltou que o governo do Estado precisa ter uma resposta unificada de toda a classe trabalhadora para que a política de silenciamento da luta trabalhista seja interrompida.

Roda de Conversa debate a importância do SUS e as lutas da educação

No último dia 16/3/2020, o programa Roda de Conversa debateu sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempos de pandemia do Coronavírus e as lutas da Educação.

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano apresentou um balanço da greve na rede estadual, deflagrada no último dia 11/2/2020. “Estamos há mais de um mês em greve e o movimento já atinge 69% das escolas, entre parciais e totalmente paralisadas.”

Ela ainda disse que as principais reivindicações da categoria pautam o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, a defesa do emprego e do direito a uma educação pública de qualidade social para todos e todas.

O diretor estadual d Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Santos Fonseca, afirmou que a greve não seria necessária se o governo do Estado cumprisse com a Legislação e Constituição Federal, que estabelecem o Piso Salarial como um direito legal.

O professor Paulo e a professora Denise chamaram a atenção aos ouvintes para a necessidade de toda comunidade escolar acompanhar o Projeto de Lei 274/2017, denominado Escola Sem Partido, que voltou a tramitar na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Segundo eles, a proposta coloca em risco a liberdade de cátedra e o pensamento crítico em sala de aula.

Ao debater sobre a importância do SUS nesse contexto de pandemia do Coronavírus (Covid-19), o médico infectologista, Sidnei Rodrigues, disse que o Sistema está preparado e ressaltou que, independente de classe social, a saúde pública deve ser valorizada porque atende todos os brasileiros e brasileiras.

Ele alertou sobre os cuidados necessários para a prevenção do vírus e disse que “o maior grupo de risco está entre pessoas com idade superior a 65 anos, sobretudo aquelas com problemas crônicos, como doenças respiratórias, diabetes, pressão alta.”

Escola Sem Partido é contra a democracia

O Projeto de Lei 274/2017, denominado Escola Sem Partido, voltou a tramitar na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Muitos educadores e educadoras demonstraram repúdio à proposta, que coloca em risco a liberdade de cátedra e o pensamento crítico em sala de aula.

“Professor não doutrina aluno. Nós damos formação e possibilidade de escolha aos estudantes. Não ao Escola Sem Partido, porque nós precisamos ter liberdade de expressão. Isso é lei para censura”, disse a professora Marília Garcia.

“Para nós, isso significa a Lei da Mordaça. É a retenção de uma educação crítica para o fortalecimento do conservadorismo”, afirmou o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Guilherme Barbosa.

A professora e diretora estadual do Sind-UTE/MG, Maria Helena Gabriel, disse que “a categoria não aceitará o projeto, porque o país vive numa democracia e todo estudante tem o direito de se posicionar no mundo de forma crítica e diversa.”

O professor Anderson Magno Lourenço destacou que a medida retira o direito de liberdade e de expressão dos estudantes.

“A Escola Sem Partido desconsidera que alunos e professores se relacionam respeitando a diversidade e suas vivências”, disse o professor Luís Cláudio de Oliveira.

Live no facebook – Debate sobre as lutas da educação pública

No último dia 17/3/2020, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou uma live no facebook para debater sobre Greve Geral da Educação, a greve na rede estadual, deflagrada no último 11/2/2020, e as lutas da categoria.

Participaram do debate a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira (PT/MG), e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), Jairo Nogueira Filho.

Denise apresentou as mudanças nas atividades de luta da categoria, diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19), e afirmou que a greve continua.

A deputada esclareceu aos educadores e educadoras sobre a situação da greve em tempos de suspensão da prestação de serviços, decretada pelo Estado como forma de diminuir o aumento da contaminação.

Jairo afirmou que a CUT/MG cumpre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir o aumento da contaminação, e ressaltou que a Central está na luta para que a classe trabalhadora tenha a segurança garantida pelo Estado.

Confira mais sobre essa conversa no vídeo.

Em defesa da Vida, fique em casa

O diretor estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Paulo Henrique Santos Fonseca, presta esclarecimentos a toda categoria sobre a situação da greve na rede estadual, deflagrada no último dia 11/2/2020.

Ele reforça a necessidade da categoria permanecer em casa para se prevenir da pandemia de Coronavírus e também fala sobre os desafios da educação nesse período.

Confira.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações.

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG