Veja no Programa Outras Palavras, que será veiculado no dia 8 de agosto de 2020

Veja no Programa Outras Palavras, que será veiculado no dia 8 de agosto de 2020, nas TV’s Band Minas, das 10h às 10h:30, TV Band Triângulo e Candidés, neste mesmo horário

Sind-UTE/MG presta sua homenagem à professora e companheira de luta Rosaura de Magalhães

Com profundo pesar e uma dor imensa que toma o coração de educadores e educadoras por toda Minas Gerais, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) comunica o falecimento da primeira mulher a presidir a UTE – União dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais e o Sind-UTE/MG: Rosaura de Magalhães Pereira.

Recebemos a notícia triste de seu falecimento na madrugada do último dia 1/8/2020, em Belo Horizonte. Ela sempre esteve aguerrida na organização trabalhista e na defesa de uma educação pública de qualidade social.

O programa Outras Palavras rememora a última vez que a professora Rosaura de Magalhães encaminhou uma carta à categoria. Quem fez a leitura foi a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano, durante a comemoração dos 40 anos do Sindicato e a posse política da nova direção, em 6/7/2019.

Confira esse momento emocionante e marcante no vídeo.

Vamos cobrar dos senadores de Minas Gerais a aprovação do Fundeb permanente

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) permanece na luta pela aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e convida toda categoria para cobrar dos senadores representantes do estado a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015.

A PEC que propõe o Fundeb permanente foi aprovada na Câmara Federal, no último dia 21/7/2020, e segue para votação no Senado Federal. Vamos pressionar os senadores de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSD), Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PSD) para que o Fundeb se torne uma política de Estado e ajude a garantir que o Brasil tenha uma educação pública de qualidade social.

O diretor estadual do Sind-UTE/MG, professor Paulo Henrique Santos Fonseca, explica a importância do Fundeb permanente para o financiamento da educação pública e destaca a necessidade de aprovação da PEC 15/2015 no Senado Federal sem que o texto sofra alterações.

Confira no vídeo.

Técnico do Dieese explica os impactos da Reforma da Previdência para os profissionais da educação

O programa Outras Palavras realiza uma série de entrevistas sobre a Reforma da Previdência encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020.

Quem vai responder aos questionamentos sobre a proposta que retira direitos do funcionalismo público é o assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na subseção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Diego Rossi.

– A Reforma da Previdência impacta os servidores designados contratados temporariamente pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG)?

– Há mudanças na idade mínima para se aposentar com a Reforma apresentada pelo governador Zema?

– E o cálculo da aposentadoria sofrerá alguma alteração?

– Existe alguma mudança no cálculo do tempo de contribuição para se aposentar com essa Reforma do governo do Estado?

Essas e outras respostas sobre a Reforma da Previdência do governador você confere no vídeo. Não deixe de assistir!

Auditor fiscal explica como o sistema tributário brasileiro onera mais a classe trabalhadora

O Outras Palavras está na luta contra a aprovação da Reforma da Previdência que o governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa.

Para entender mais sobre o assunto, o programa abre espaço para o auditor fiscal e ex-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco/MG), Lindolfo Fernandes.

Ele explica mais sobre a Reforma Tributária e como a carga de tributos recai em maior incidência na parte da população que ganha menos, ou seja, os trabalhadores e as trabalhadoras. Segundo ele, o sistema tributário brasileiro é injusto.

Confira essa importante explicação no vídeo.

Cientista político Rubens Goyatá destaca a efetividade do isolamento social para combater a pandemia

O programa Ouras Palavras abre espaço para debater a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil, que já passou dos três milhões de infectados e mais de 100 mil mortes.

O melhor neste momento de pandemia é o isolamento social?

Quem responde esse questionamento é o sociólogo e cientista político, Rubens Goyatá. “Se não houver o isolamento social, uma grande parcela da população será infectada. Os números mostram que, no mínimo, de 3 a 4% dos infectados desenvolvem um quadro grave da Covid-19 e precisam de atendimento hospitalar. Numa cidade de 500 mil pessoas, cerca de 15 mil precisarão de atendimento ao mesmo tempo. Belo Horizonte, por exemplo, não tem esse número de leitos disponíveis.”

Já sobre o comportamento das autoridades na tomada de medidas para combater a pandemia, ele diz que, ao contrário do que o presidente Bolsonaro tem feito, é preciso que o governo federal garanta recursos para as pessoas ficarem em casa, enquanto também assegura a economia.

Rubens ainda ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde e a necessidade de mais investimentos para fortalecê-lo

Tire suas dúvidas com o Jurídico do Sind-UTE/MG – Recebimento do FGTS

Tire suas dúvidas com o departamento jurídico do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Quem vai responder ao questionamento é a advogada Suzanne Mariotini.

O servidor efetivado que foi dispensado a pedido após a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) tem direito de ajuizar ação para receber o FGTS?

“Não. Os servidores que foram dispensados a pedido e depois da declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100 pelo STF não tem o direito de ajuizamento dessa ação”, disse a advogada.

Mensagem dos familiares da educadora Rosaura de Magalhães diante das manifestações de pesar e afeto

Em nome da família de Rosaura de Magalhães Pereira, nossa Zaia, Tia Zaia, agradecemos a todas as mensagens de suporte, de carinho e apreço que foram enviadas ou publicadas em inúmeras fontes.

O depoimento de vocês faz jus à pessoa fantástica que ela foi e sempre será! Uma professora, ativista exemplar, comprometida com uma luta por justiça e igualdade social, incansável defensora da educação pública, gratuita e de qualidade. Nas palavras de uma amiga, “uma professora na arte de exercer a política com ética e coragem, que ajudou a enxergar o mundo de maneira mais igualitária.”

A família recebeu o conforto das manifestações e tenho certeza que ela recebeu todo amor enviado.

“ROSAURA PRESENTE”
Para sempre em nossos corações!

Mensagem dos familiares da eterna companheira, professora e presidenta do Sind-UTE/MG, Rosaura de Magalhães Pereira, que o programa Outras Palavras e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) levam ao conhecimento de todos e todas.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações.