Veja no Programa Outras Palavras, que será veiculado no dia 9 de novembro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras de 9 de novembro de 2019

Profissionais da educação debatem o Plano de Atendimento para 2020 em audiência pública na Assembleia Legislativa.

Os profissionais da educação estão em luta contra o Plano de Atendimento para 2020.

Roda de Conversa – Debate sobre a privatização da Cemig.


Audiência pública na Comissão de Educação da ALMG debate o processo de Designação para 2020

Metodologia e os processos que o governo estadual vai adotar para as designações de 2020. Foram esses assuntos que pautaram uma grande audiência pública, requerida pela deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira, no último dia 24/10/2019.
Os/as profissionais da educação fizeram vários relatos sobre esse processo em curso no estado de Minas Gerais.

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, ressaltou a importância da escuta. “Ouvir a categoria no espaço legislativo coloca nossas questões no debate político. Queremos respostas sobre o Piso Salarial e melhorias na carreira.”
A deputada Beatriz Cerqueira destacou que, nesse momento, a luta da categoria é pela garantia do emprego.

Os/as profissionais da educação denunciaram o desemprego, com o fechamento de turmas, solicitaram mais opções de vagas no processo de inscrição e mais transparência na divulgação de vagas.

Professores de apoio reivindicaram que a função se torne um cargo profissional, legitimada por concursos públicos e bibliotecárias ainda sugeriram que o curso de especialização na área fosse ofertado, gratuitamente, por universidades públicas.


Educação em luta contra a municipalização e o Plano de Atendimento para 2020

A municipalização da educação em Minas Gerais, promovida pelo governo Zema, tem mobilizado a comunidade escolar em várias regiões do estado. Educadores e educadoras dizem não ao fechamento de turnos, turmas e escolas.

No último dia 1/11/2019, estudantes, profissionais da educação e a comunidade da Escola Estadual Bueno Brandão, em Ouro Fino, realizaram uma manifestação de repúdio ao Plano de Atendimento do governo Zema, que determinou o fechamento da instituição.

A mãe de uma aluna, emocionada, fez um apelo contra a medida. “Aqui minha filha recebeu acolhimento. Não queremos nossa escola fechada, nem salas superlotadas, porque isso prejudica o professor e a qualidade de ensino. Minha família inteira estudou aqui e a instituição não pode, simplesmente, ser fechada.”

O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Abdon Geraldo Guimarães, afirmou que o Plano de Atendimento representa um projeto de sucateamento da educação pública, quando nega matrículas e desmonta uma política geracional.


Ato em Belo Horizonte – Censura nunca Mais

Na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Teresa, em Belo Horizonte, foi realizado um ato contra a censura e pela liberdade na arte e no ensino, em 2/11/2019. Na presença de artistas mineiros e do jornalista e ator, Gregório Duvivier, a capital se levantou contra a política nefasta do governo Bolsonaro.

Educadores, comunidade escolar e estudantes defenderam a escola democrática e a liberdade de cátedra.

“É impossível protestar por uma coisa só. Precisamos lutar contra a Escola Sem Partido e toda forma de opressão. Eles não querem criar gente. O desejo é criar gado e isso nós não aceitaremos”, disse Gregório.

Ele ainda ressaltou a importância de não se deixar abater pelo medo, “porque o medo é a arma do fascismo.”

O ator e diretor de teatro, Vinicius Caldeirone, convidou a todos e todas presentes para uma reflexão: “Que tempos são esse em que é preciso defender o óbvio?”


O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.