Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 05 de janeiro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras da edição do sábado dia 05 de janeiro de 2019

Na edição do Outras Palavras de sábado, 05/01/19, destacamos reportagens sobre a precarização do trabalho das mulheres com as reformas do governo federal, a luta dos educadores e educadoras por seus direitos, uma retrospectiva da luta que culminou com a PEC do Piso Salarial e a reconstrução da carreira e outros assuntos.


Compaixão e desprezo são faces de uma mesma moeda, diz Jessé de Souza

Professor titular da Universidade Federal do ABC, Jessé de Souza, durante Congresso Estadual do Sind-UTE/MG disse que somos filhos e filhas da escravidão! E o retrato que evidencia isso está em todos os cantos do país: intolerância, injustiça, atitudes de uma elite que subjuga as pessoas. Ele também afirmou que compaixão e desprezo são faces de uma mesma moeda, numa sociedade perversa e doente, que considera um grupo de pessoas como sub-gente. Disse ainda que a escravidão criou inclusive uma nova concepção de estado, como ele funciona. Ao abordar sobre a inteligência que financiou o golpe, disse que por trás de tudo isso fala mais alto o interesse do capital por nossos ativos reais: água, petróleo e terra.


A democracia passa pela educação

O sucesso individual não é o caminho, é preciso priorizar a solidariedade, diz o sociólogo, Rudá Ricci, ao falar de um projeto de democracia que passa pela educação. De acordo com ele, a luta da educação é coletiva e afirma ser preciso retomar as ruas e discutir com outras categorias o significado da educação, da família e do projeto de democracia no Brasil. Nenhum país do mundo tem tanta desconfiança uns nos outros como os da América Latina e se não sairmos disso não haverá crescimento, mudança que valorizem as pessoas como um todo.


O golpe ataca principalmente os direitos e o trabalho das mulheres

Bernadete Monteiro, da Marcha Mundial das Mulheres, afirmou durante o Congresso Estadual do Sind-UTE/MG que o golpe ataca principalmente os direitos sociais e as mais prejudicadas são as mulheres porque retira direitos conquistados. Na medida que o golpe permite o congelamento de investimentos em saúde e educação por 20 anos ele também precariza, com isso, o trabalho das mulheres.


O papel da mulher trabalhadora na luta por seus direitos

A secretária de Comunicação da CUT Minas, Rosângela Costa, afirma que diante de tantos retrocessos e de tantos desafios, a mulher não pode deixar de fazer a luta pelas liberdades de expressão e do próprio corpo e da vida, que são essenciais na busca de sua identidade e de suas escolhas. Diz ainda que a mulher trabalhadora perdeu muitos direitos com a Reforma Trabalhista. Portanto, a luta permanece!


Luto pela PEC do Piso – professora Mirtes de Paula

A diretora estadual do Sind-UTE/MG e coordenadora da Subsede Unaí, professora Maria Mirtes de Paula, disse que a PEC 49 é importante porque garante essa conquista para as oito carreiras da educação.


Luto pela PEC do Piso – Mônica de Souza

A diretora estadual, Mônica Maria de Souza, afirmou que a PEC do Piso vai trazer vantagens importantes para a categoria e ter essa conquista na Constituição do Estado é fundamental. Segundo esse é um ganho inestimável para todas as oito carreiras da educação.


Luto pela PEC do Piso – Jonas William Pereira da Costa

O diretor estadual, Jonas William da Costa, destaca a relevância da PEC do Piso para os Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASBs) e disse que ela vai trazer visibilidade para um segmento tão importante e às vezes desconhecido da sociedade.


Luto pelo Piso Salarial – Sandra Bittencourt

A diretora estadual do Sind-UTE/MG, Sandra Bittencourt, lembra que “Quem luta, educa e conquista!” e a conquista da PEC do Piso na Constituição é uma vitória da luta coletiva!


Luto Pelo Piso Salarial – professor Vinícius Alencar

Depois de muita pressão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a PEC 49/18 foi aprovada. Sob coordenação do Sind-UTE/MG, trabalhadores e trabalhadoras em educação marcaram presença para acompanhar de perto o trâmite da matéria. O professor Vinícius Alencar, da rede estadual de Belo Horizonte, ressalta a importância dessa conquista e diz que ela dá certa segurança jurídica à categoria.


Luto Pelo Piso Salarial – professor Ronaldo Ferreira

O professor Ronaldo Ferreira, de Uberlândia, diretor estadual do Sind-UTE/MG, também reforçou a importância da PEC do Piso para os profissionais da educação e diz que ela faz com que o Piso seja incluído na Constituição do Estado e passe a ser uma política de estado e não de governo.


Dia histórico – o Piso agora está na Constituição do Estado!

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, sob coordenação do Sind-UTE/MG, marcaram presença dia (2/8/18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para um dia histórico: a promulgação da PEC 49/18 que insere o Piso Salarial na Constituição do Estado.

Promulgada pela Mesa da Assembleia, a Emenda Constitucional 97 é decorrente da PEC 49/18 e foi publicada no Diário do Legislativo, dia 2/8/17, sendo de autoria coletiva de 73 dos 77 deputados e deputadas. Pelo Sind-UTE/MG compôs a mesa, a diretora estadual Feliciana Saldanha, coordenadora do departamento de Formação Pedagógica e Sindical. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da ALMG e contou com a presença de diversos parlamentares, lideranças sindicais e profissionais da educação vindos, em caravanas, de diversas regiões do Estado.


Dia histórico – o Piso agora está na Constituição do Estado!

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, sob coordenação do Sind-UTE/MG, marcaram presença dia (2/8/18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para um dia histórico: a promulgação da PEC 49/18 que insere o Piso Salarial na Constituição do Estado.

Promulgada pela Mesa da Assembleia, a Emenda Constitucional 97 é decorrente da PEC 49/18 e foi publicada no Diário do Legislativo, dia 2/8/17, sendo de autoria coletiva de 73 dos 77 deputados e deputadas. Pelo Sind-UTE/MG compôs a mesa, a diretora estaduais Marilda de Abreu Araújo, que é coordenadora do departamento Administrativo/Financeiro. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da ALMG e contou com a presença de diversos parlamentares, lideranças sindicais e profissionais da educação vindos, em caravanas, de diversas regiões do Estado.


Persistência na luta!

Para o secretário-geral da CUT/MG, Jairo Nogueira um momento histórico, que só foi garantido porque houve persistência da categoria. Um ganho da educação e de toda a classe trabalhadora, que tem filhos na escola pública. Portanto, o Piso na Constituição do Estado é um ganho para todos e todas.


Persistência na luta!

Denise Romano, da direção estadual do Sind-UTE/MG parabenizou a todos por essa luta pelo Piso, que remonta a 2008 e agora com o Piso na Constituição surgem novas garantias e renovam-se as esperanças dessa categoria tão sofrida.


Luto pelo Piso Salarial – Paulo Henrique Santos Fonseca

O Piso na Constituição Estadual, segundo o diretor estadual, Paulo Henrique Santos Fonseca, vem reafirmar uma conquista para as oito carreiras da educação e contempla uma jornada de 24 horas semanais. Acompanhe o que essa PEC garante aos profissionais da educação. “Essa foi uma luta de todo mundo que acreditou nessa luta”, disse o diretor estadual do Sind-UTE/MG


Conquista coletiva!

A união da categoria foi ressaltada pelo coordenador da Subsede do Sind-UTE/MG em Muriaé, Wesley de Souza, como um dos fatores que colaboraram para essa grande conquista: a Emenda Constitucional No 97. “Muito bom perceber a garra do pessoal da educação nessa batalha”.


Conquista para todos e todas!

A professora de Guanhães, Sévera de Miranda Pimenta, destaca que a PEC do Piso , agora Emenda Constitucional 97, é importante porque ela valoriza todas as carreiras da educação e garante ganhos para todos e todas.


Grande conquista!

O professor Danilo Melo, de Manhumirim, considerou a Emenda Constitucional 97 uma das maiores conquistas dos profissionais da educação dos últimos anos, porque vai trazer estabilidade e segurança aos profissionais da educação.


Valorização para os ASBs

A Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Lúcia Souza, diz que a PEC do Piso, agora, na Constituição do Estado traz valorização para os ASBs, que são profissionais imprescindíveis nas escolas.


Negociação de longo prazo

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, disse que o processo de negociação para se chegar ao Piso Salarial em Minas não foi nada intransigente e a categoria recuou em vários pontos fazendo uma luta pelo mínimo, numa busca incessante para reconstruir outras políticas como a da carreira. O Acordo assinado e não cumprido totalmente é, portanto, fundamental nesse processo de reconstrução de garantias perdidas em vários governos.


Quem luta, educa e conquista!



A Proposta de Emenda à Constituição – número 95, que assegurou o ADVEB – Adicional de Valorização da Educação Básica – promulgada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa/MG foi uma luta do Sind-UTE/MG junto ao Legislativo, que garantiu aos servidores recompor perdas de 2013, da época do governo Aécio Neves, substituído por um adicional de desempenho imposto pelo governo Anastasia. A coordenadora-gera do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, ressaltou a importância desse ganho, que representa 5% retroativos a 2017 para quem alcançou 5 anos de efetivo exercício. A medida atingiu, num primeiro momento, cerca de 50 mil profissionais da educação e foi uma justa correção a um grande ataque feito a educação.


O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo.

Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.