Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 06 de outubro de 2018

Sim a liberdade de expressão e não à lei da mordaça!

A professora Marília Garcia, de Campo Belo/MG, diz que a Escola sem Partido é inadmissível! Ela explica que, enquanto seres humanos diversificados, temos culturas e religiões diferentes. Afirma ainda que o professor não tem como papel doutrinar o aluno. “É preciso dizer sim à liberdade de expressão e não à lei da mordaça!”

Lutar para conquistar!

A professora aposentada Tânia Magalhães, de Salinas/MG, ao falar sobre a Emenda à Constituição do Estado, que nasceu da PEC 49, traz uma segurança maior para os/as educadores/as. Ela afirma que o fato de que ser uma aposentada não a impede de lutar. Pelo contrário, Tânia diz que se sente no dever de ser solidária à classe trabalhadora.

Reforma da Previdência – A luta continua!

A Reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional deve voltar a agitar a pauta de votação logo após esse período de eleições. E a proposta do governo Michel Temer atinge, sim, as pessoas que já se encontram aposentadas. Foi o que disse o técnico do Dieese na Subseção da CUT Minas, Frederico Melo, durante o Encontro de Aposentados e Aposentadas promovido pelo Sind-UTE/MG, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Aposentados e aposentadas deixam grande legado

O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Aurívio Veiga, ao comentar sobre o Encontro dos/as Aposentados/as, promovido pelo Sind-UTE/MG, em agosto último, fala da importância de um diálogo sindical mais profundo dos/as aposentados/as com as pessoas mais jovens que “estão chegando”. De acordo com ele, o legado que o Sind-UTE/MG deixa é uma forte experiência calcado no lema “Quem Luta, Educa e Conquista!”

Crítica ao STF pelo aumento concedido a juízes e desembargadores

Durante o Programa de Rádio do Sind-UTE/MG, o Roda de Conversa, a presidenta do Sindicato dos Servidores de 1ª Instancia de Minas Gerais (Serjusmig), Sandra Silvestrini, criticou o aumento concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos magistrados (juízes e desembargadores) e disse que, além dos altos salários, eles recebem diversos penduricalhos, inclusive, auxilio-livro. Uma outra crítica veio em direção à lei da transparência: “Acessá-la não é nada fácil”, lamenta.

Análise do cenário político atual

O cientista político e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, Lucas Cunha, faz uma análise política do cenário atual. Ele diz que os poderes constituídos hoje no Brasil, não atendem aos anseios da população. Também critica o sistema político brasileiro e afirma que a democracia no Brasil tem problemas e virtudes.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10:00 ás 10:30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.