Notícias

Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 11 de agosto de 2018

  • 10/08/2018


Dia histórico – o Piso agora está na Constituição do Estado!

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, sob coordenação do Sind-UTE/MG, marcaram presença dia (2/8/18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para um dia histórico: a promulgação da PEC 49/18 que insere o Piso Salarial na Constituição do Estado.

Promulgada pela Mesa da Assembleia, a Emenda Constitucional 97 é decorrente da PEC 49/18 e foi publicada no Diário do Legislativo, dia 2/8/17, sendo de autoria coletiva de 73 dos 77 deputados e deputadas. Pelo Sind-UTE/MG compuseram a mesa, as diretoras estaduais Marilda de Abreu Araújo, que é coordenadora do departamento Administrativo/Financeiro e Feliciana Saldanha, coordenadora do departamento de Formação Pedagógica e Sindical. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da ALMG e contou com a presença de diversos parlamentares, lideranças sindicais e profissionais da educação vindos, em caravanas, de diversas regiões do Estado.


Luto pelo Piso Salarial – Sandra Bittencourt

A diretora estadual do Sind-UTE/MG, Sandra Bittencourt, lembra que “Quem luta, educa e conquista!” e a conquista da PEC do Piso na Constituição é uma vitória da luta coletiva!


Luto pelo Piso Salarial – Paulo Henrique Santos Fonseca

O Piso na Constituição Estadual, segundo Paulo Henrique Santos Fonseca, vem reafirmar uma conquista para as oito carreiras da educação e contempla uma jornada de 24 horas semanais.


Conquista para todos e todas!

A professora de Guanhães, Sévera de Miranda Pimenta, destaca que a PEC do Piso , agora Emenda Constitucional 97, é importante porque ela valoriza todas as carreiras da educação.


Valorização para os ASBs

A Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Lúcia Souza, diz que a PEC do Piso, agora, na Constituição do Estado traz valorização para os ASBs.


Grande conquista!

O professor Danilo Melo, de Manhumirim, considerou a Emenda Constitucional 97 uma das maiores conquistas dos profissionais da educação dos últimos anos.


Conquista coletiva!

A união da categoria foi ressaltada pelo coordenador da Subsede do Sind-UTE em Muriaé, Wesley de Souza, como um dos fatores que colaboraram para essa grande conquista: a Emenda Constitucional No 97.


Persistência na luta!

Para o secretário-geral da CUT/MG, Jairo Nogueira e a diretora estadual do Sind-UTE/MG, Denise Romano, um momento histórico, que só foi garantido porque houve persistência da categoria.

Ao ser promulgada, a PEC 49/18 se transformou na Emenda à Constituição Número 97 e ela determina que o vencimento inicial das carreiras dos profissionais de magistério da educação básica não será inferior ao valor integral vigente, com as atualizações, do piso salarial profissional nacional dos profissionais do magistério público da educação básica previsto no inciso VIII do caput do artigo 206 da Constituição da República. Também define que o piso será por uma jornada de 24 horas semanais. Assegura, ainda, que serão reajustados na mesma periodicidade e no mesmo percentual adotados para a atualização do piso salarial nacional, sem prejuízo de revisão geral ou outros reajustes, os vencimentos das carreiras de:

  • Professor de Educação Básica (PEB)
  • Especialista em Educação Básica (EEB)
  • Analista de Educação Básica (AEB)
  • Assistente Técnico de Educação Básica (ATB)
  • Técnico da Educação (TDE);
  • Analista Educacional (ANE);
  • Assistente de Educação (ASE)
  • Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB)

“É preciso ter a generosidade para formar o sujeito crítico”

O golpe foi televisionado: mídia e democracia” – Conceição Oliveira – ativista política contra o racismo e pela igualdade étnico-racial , do Blog Maria Frô – falou durante o 11º Congresso Estadual do Sind-UTE/MG da importância de disputarmos a comunicação, sendo discurso um desses instrumentos.

“É preciso ter a generosidade para formar o sujeito crítico”, disse ela.


Análise de conjuntura foi tema de debate em grupo durante o Congresso do Sind-UTE/MG

O Congresso estadual do Sind-UTE/MG também teve um rico momento de discussões em grupos, quando os congressistas pautaram vários assuntos importantes, sendo a conjuntura nacional e internacional um desses temas. O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Cássio Diniz, lembrou de 2008, e contextualizou diversos cenários que mostram imposição de políticas neoliberais

Ele também lembrou de situações que exigiram da classe trabalhadora mais organização e apontou o Congresso do Povo e a Frente Brasil Popular como estratégias significativas.


Roda de Conversa discute os impactos da BNCC para estudantes e educadores/as

O Programa Roda de Conversa, de 6 a 13 de agosto de 2018, pautou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento criado para operacionalizar a Reforma do Ensino Médio, aprovada pelo governo Temer.

Essa Base, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), foi construída sem debate público. E quem conversa conosco sobre esse assunto é a professora da UFMG, Analise Silva, coordenadora do Fórum Mineiro da EJA, Educação de Jovens e Adultos.


O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.



Multimídia


Newsletter Sind-UTE/MG


    Informativo Ver todas


    Informativo Especial de Greve - A luta sempre vale a pena
    6/4/2022 - Informa Especial de Greve
    Informativo Especial de Greve
    Especial Jurídico
    188
    187
    186
    185
    184

    Cadastre-se aqui!

    img

    Links



    Opinião

    Todos artigos