Notícias

Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 12 de janeiro de 2019

• 11/01/2019

Veja no Programa Outras Palavras da edição do sábado dia 12 de janeiro de 2019

Na edição do Outras Palavras de sábado, 12/01/19, destacamos o fim de um ano difícil e muitas lutas, as principais lutas que moveram a classe trabalhadora e o que os profissionais da educação fizeram para defender seus direitos e evitar, por exemplo, reformas como a da Previdência e enfrentar outros desafios.

Educação se constrói com Democracia!

Com essa temática, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou, no dia 2 de maio de 2018, a Conferência Livre dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Minas Gerais, preparatória à Conape 2018. A abertura dos trabalhos contou com a participação da militante do Movimento de Trabalhadores por Direitos, Eliane Martins, que fez uma abordagem sobre “Conjuntura e Educação em tempos de Golpe e disse que não é possível resistir de modo isolado.”

Comunicação e política – o que isso tem a ver?

O jornalista e colunista do Jornal Brasil de Fato, João Paulo Cunha, fez essa abordagem durante o Congresso Estadual do Sind-UTE/MG e explicou porque elas são tão interligadas. Ele criticou o projeto de destruição do estado social e contextualizou como os meios de comunicação atuam neste jogo político. Disse que de maneira rude, a mídia tira das pessoas a sua capacidade de sonhar e ter consciência crítica para ler e interferir sobre o mundo.

Também falou do marco civil da internet e da regulamentação da empresa mineira de comunicação.

Professora de ética fala das limitações pelas quais nos perdemos

Dentro das deliberações tiradas no Conselho Geral do Sind-UTE/MG e ratificadas em assembleias estaduais, os profissionais da educação aprovaram a realização do encontro de aposentados e aposentadas do Sindicato, que foi realizado em agosto de 2018. A palestrante, professora de ética, Flávia Bastos, falou da violência cotidiana e disse que é preciso união para enfrentar os tempos sombrios. Também abordou sobre liberdade, o modelo de poder e as limitações pelas quais nos perdemos.

A origem da crise política é econômica, diz Frederico Rick

E durante o encontro dos aposentados e aposentados, o cientista social, Frederico Santana Rick, do Movimento Quem Luta Educa e da Consulta Popular falou da origem da crise política que carrega outras três crises altamente impactantes na vida do povo brasileiro. Existem outros fatores que interferem nos valores percebidos pelas pessoas e Frederico também chama atenção para isso.

É preciso acabar com preconceito e as injustiças para combater a desigualdade social

O cenário político que se revela neste momento, de acordo com o cientista político, Lucas Cunha, mostra que os problemas existentes só serão sanados se o país avançar no sentido de acabar com preconceito, injustiças e a desigualdade social.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo.

Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.