Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 12 de janeiro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras da edição do sábado dia 12 de janeiro de 2019

Na edição do Outras Palavras de sábado, 12/01/19, destacamos o fim de um ano difícil e muitas lutas, as principais lutas que moveram a classe trabalhadora e o que os profissionais da educação fizeram para defender seus direitos e evitar, por exemplo, reformas como a da Previdência e enfrentar outros desafios.

Educação se constrói com Democracia!

Com essa temática, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou, no dia 2 de maio de 2018, a Conferência Livre dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Minas Gerais, preparatória à Conape 2018. A abertura dos trabalhos contou com a participação da militante do Movimento de Trabalhadores por Direitos, Eliane Martins, que fez uma abordagem sobre “Conjuntura e Educação em tempos de Golpe e disse que não é possível resistir de modo isolado.”

Comunicação e política – o que isso tem a ver?

O jornalista e colunista do Jornal Brasil de Fato, João Paulo Cunha, fez essa abordagem durante o Congresso Estadual do Sind-UTE/MG e explicou porque elas são tão interligadas. Ele criticou o projeto de destruição do estado social e contextualizou como os meios de comunicação atuam neste jogo político. Disse que de maneira rude, a mídia tira das pessoas a sua capacidade de sonhar e ter consciência crítica para ler e interferir sobre o mundo.

Também falou do marco civil da internet e da regulamentação da empresa mineira de comunicação.

Professora de ética fala das limitações pelas quais nos perdemos

Dentro das deliberações tiradas no Conselho Geral do Sind-UTE/MG e ratificadas em assembleias estaduais, os profissionais da educação aprovaram a realização do encontro de aposentados e aposentadas do Sindicato, que foi realizado em agosto de 2018. A palestrante, professora de ética, Flávia Bastos, falou da violência cotidiana e disse que é preciso união para enfrentar os tempos sombrios. Também abordou sobre liberdade, o modelo de poder e as limitações pelas quais nos perdemos.

A origem da crise política é econômica, diz Frederico Rick

E durante o encontro dos aposentados e aposentados, o cientista social, Frederico Santana Rick, do Movimento Quem Luta Educa e da Consulta Popular falou da origem da crise política que carrega outras três crises altamente impactantes na vida do povo brasileiro. Existem outros fatores que interferem nos valores percebidos pelas pessoas e Frederico também chama atenção para isso.

É preciso acabar com preconceito e as injustiças para combater a desigualdade social

O cenário político que se revela neste momento, de acordo com o cientista político, Lucas Cunha, mostra que os problemas existentes só serão sanados se o país avançar no sentido de acabar com preconceito, injustiças e a desigualdade social.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo.

Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.