Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 13 de julho de 2019

Veja no Programa Outras Palavras de 13 de julho de 2019

Os profissionais da educação estão na luta por direitos

O que motiva a luta dos/as trabalhadores/as em educação dia após dia?

A Reforma da Previdência que retira direitos e engorda o bolso dos ricos

13 de agosto – Em defesa dos direitos da classe trabalhadora no estado e no país

Durante o Programa Roda de Conversa, no dia 1/7/2019, a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, falou sobre a mobilização necessária para o enfrentamento ao obscurantismo na política estadual e federal. “O Sindicato atendeu à convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e, no próximo dia 13 de agosto, fará uma nova paralisação nacional contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação.”

A categoria está em diálogo com outros setores da sociedade, de forma que os/as trabalhadores/as em todo o estado também possam participar da manifestação no dia 13/8/2019, construindo a Greve Estadual do funcionalismo público contra o Regime de Recuperação Fiscal. “Precisamos refletir também sobre esse governo estadual de saída única, em que os/as penalizados/as serão os/as trabalhadores/as públicos/as e a população. O debate precisa ser feito e o enfrentamento também! Então, todas e todos nós precisamos estar na luta em defesa do patrimônio público de Minas Gerais, que corre o risco de ser privatizado.”

Homenagem ao professor Miguel Arroyo

O programa Outras Palavras esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 27/6/2019, durante homenagem ao professor emérito da Universidade e sócio honorário do Sind-UTE/MG, Miguel Arroyo, realizada pelo projeto “Pensar Educação Pensar o Brasil”. Ele foi um dos fundadores da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE), em 1979.

“O Sindicato reconhece e valoriza o papel do professor Miguel Arroyo na construção de uma educação pública crítica e no fortalecimento do movimento sindical para as lutas da classe trabalhadora. Agradecemos a UFMG por essa valorosa homenagem”, disse o diretor estadual do Sind-UTE/MG, Diego Horta.

O professor falou sobre a importância em referenciar a história como forma de resistência. “O Sind-UTE/MG tem 40 anos de existência e muita luta. É necessário que isso seja revivido para que os mais jovens possam entender e valorizar a trajetória de batalhas travadas em defesa da educação.” Nesse sentido, Arroyo frisou a necessidade de reafirmar que o Sindicato nasceu enfrentando a ditadura militar. “Essa instituição foi criada em um momento de autoritarismo do Estado. Assim como antes, nós temos que dar respostas duras aos ataques estruturais que sofremos, principalmente, nos últimos meses. É a educação e liberdade de ensino que estão em jogo.”

Outro ponto que o professor chamou a atenção foi para a unidade nas disputas a serem feitas contra a retirada de direitos. “Sempre defendi que o Sindicato lutasse pela educação, mas, também, pelos direitos trabalhistas. Precisamos de união, porque qualquer luta isolada será fracassada. É por aí que devemos caminhar.”

Quem concordou com o professor a respeito da unidade na luta foi a deputada estadual e diretora do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira. “Vivemos em tempos da defesa da morte, da ignorância e imposição da mediocridade. É urgente estarmos juntos em defesa de um ensino de qualidade, gratuito e acessível, somando forças com outros movimentos sociais e sindicais.”

Pedras preciosas do Vale do Jequitinhonha

A deputada estadual Beatriz Cerqueira, como presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entregou, no último dia 13/7/2019, voto de congratulações ao professor de matemática da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Adalgísio Gonçalves Soares, e alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio da referida escola, na cidade de Minas Novas, Vale do Jequitinhonha.

Eles foram homenageados pela conquista de quatro medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019, edição brasileira. A competição contou com a participação de mais de 20 países.

Beatriz Cerqueira chamou a atenção de todos/as para contribuírem em mais uma etapa dessa conquista. Os alunos e o professor foram convidados para integrarem a delegação brasileira que irá para a etapa mundial, em Taiwan, entre os dias 4 e 8 de agosto. Mas, para tal, é preciso custear todos os gastos.

Contribua com a vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/rumo-a-taiwan-adalgisio-goncalves-soares

“Agradeço muito pelo reconhecimento ao trabalho que faço e por proporcionar a eles/as esse momento de glória. Essa conquista é de todo o estado de Minas Gerais. Só chegamos aqui por conta dessas pedras preciosas do Vale do Jequitinhonha”, disse o professor Adalgísio.

“Sempre gostei de matemática, mas o nosso professor nos incentiva muito e trabalha a disciplina de uma forma dinâmica. Esse reconhecimento nos é muito importante e fico muito feliz”, disse o estudante João Pedro Fernandes após receber o voto de congratulações.

“Estou muito contente com esse reconhecimento, mas só foi possível graças ao trabalho do professor e nosso esforço. Ele nos ensina a matéria de uma forma diferente, o que garantiu a excelência no resultado na Olimpíada”, afirmou a aluna homenageada, Cassandra Lopes César.

A indicação do professor e dos/as alunos/as para receber o voto de congratulações foi requerida pela deputada Beatriz Cerqueira. Adagísio agradeceu pela atenção no trabalho feito em sala de aula. “Acredito que o Brasil tem jeito só pela educação. Às vezes, o que é feito no interior de Minas não tem destaque, então, receber essa homenagem da Beatriz é uma honra para mim e proporcionou um momento muito especial para os/as estudantes.”

Lutar contra a Reforma da Previdência

No programa Roda de Conversa do último dia 8/7/2019, o debate foi pautado pelos desafios colocados na educação com a perseguição da liberdade de ensino, Reforma da Previdência e à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal em Minas. Foram convidados o professor da UFMG e coordenador do projeto “Pensar Educação Pensar o Brasil”, Luciano Mendes, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, e o jornalista do Brasil de Fato/MG, Wallace Oliveira.

Wallace, ao iniciar o debate, lembrou dos R$ 40 milhões que Bolsonaro ofereceu, via emenda parlamentar, aos/às deputados/as federais que votarem a favor da Reforma da Previdência. “O governo federal disse que acabaria com o toma lá da cá, mas segue fazendo essa prática perversa contra a classe trabalhadora.”

A coordenadora-geral do Sindicato lembrou da importante cobrança a ser feita aos deputados federais mineiros que votaram a favor da Reforma. “Esses parlamentares precisam saber que representam os interesses da sociedade. Não perdoaremos àqueles/as traidores/as do povo mineiro, responsáveis por um ataque sem precedentes, principalmente, às/aos trabalhadoras/es em educação.”

“Acho que é importante lembrar para não esquecer. Já disseram, em 2017, quando aprovaram a Reforma Trabalhista, que isso traria de volta ótimos índices de empregabilidade. Só precarizou os direitos, antes assegurados pela CLT. Agora, jogam a mesma mentira com a Reforma da Previdência em um país de 14 milhões de desempregados”, disse o professor Luciano.

Denise Romano ainda falou das consequências imediatas que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 trará à classe trabalhadora. “A discussão sobre a Reforma fala muito sobre os malefícios no futuro, mas, é preciso dizer ao povo que, caso seja aprovada, os ataques começam desde já. O tempo e valor da contribuição previdenciária aumentam, sem levar em conta as desigualdades que existem no mercado de trabalho, e as regras para concessão de pensão por morte serão mais rígidas. Não existe Reforma. Isso é a destruição da Seguridade Social no Brasil.”

“As/os professoras/os são os alvos principais desse governo, porque nós temos a capacidade de formar pessoas para analisar a realidade”, afirmou a coordenadora-geral do Sindicato.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.