Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 15 de setembro de 2018

Pátria Livre! Venceremos!

A força da luta e a resistência da classe trabalhadora vão garantir a democracia, disse Soniamara Maranho, do Movimento dos Atingidos por Barragens, durante o 11º Congresso Estadual do Sind-UTE/MG, que aconteceu nos dias 29 a 31 de agosto último. Ela afirmou ainda ser necessário acreditar e sonhar com um país melhor para todas e todas e falou também em transformações na base, num processo de aprendizado do que é a luta por direitos.

Dia do Basta!

O secretário-geral da CUT Minas, Jairo Nogueira, ao participar do Dia do Basta em Belo Horizonte, lembrou que é preciso resistir à retirada de direitos da classe trabalhadora e lutar para que as reformas impostas pelo governo Michel Temer sejam anuladas.

Encontro dos/as Aposentados/as do Sind-UTE/MG

Durante Encontro dos/as Aposentados/as realizado pelo Sind-UTE/MG em Caeté, o Técnico do Dieese da subseção da CUT Minas, Frederico Melo, disse que a retirada de direitos, aprofunda a crise e prejudica muito a democracia. Para ele, “o conjunto dos direitos da população, estão sob ameaça”, neste momento de golpe no Brasil.

A escola reproduz modelos que nos aprisionam

“Nunca fomos tão agressivos uns com os outros”. Durante Encontro de Aposentados e Aposentadas, realizado pelo Sind-UTE/MG, em Caeté, de 29 a 31 de agosto último, Maria Flávia Bastos – professora de Ética e Responsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral, falou da violência cotidiana da nossa contemporaneidade e destacou que ainda temos uma escola atrelada a modelos que nos aprisionam;

Aposentado sim, inativo nunca!

A professora aposentada, Sonja Enne, falou de pautas que o Encontro de Aposentados e Aposentadas do Sind-UTE/MG não poderia jamais deixar de discutir. Para ela, assuntos como a situação da educação no Brasil e a conjuntura atual precisam ser discutidos amplamente. Disse também que um dos maiores desafios é alcançar a juventude de forma carinhosa por meio do ensino/aprendizagem.

A luta pela moradia! Ocupação Pátria Livre celebra 1 ano de resistência

7 de setembro de 2017 – Cerca de 70 famílias que ocuparam um prédio vazio na Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, denunciam as ameaças de despejo por um forte aparato policial. A comunidade se juntou, apoios de várias entidades sociais e sindicais se uniram e a resistência se fez presente. Tempos difíceis e de muita opressão. Passado um ano – 7 de setembro de 2018, a Ocupação Pátria Livre, resiste e comemora a disposição dessas famílias de continuarem a luta pelo direito à moradia.

Ao rememorar essa luta, o Outras Palavras, abre espaço para falar sobre cidadania, democracia e o direito à moradia com membros da ocupação, Valéria Borges e Wallace Oliveira e a advogada, Débora Sá, do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD). O prédio ocupado, vale ressaltar, estava há 25 anos fechado, sem nenhuma função social, violando por completo o que diz o artigo 6º da Constituição Federal. Valéria Borges, da comunidade, lembra como essa ocupação nasceu e diz que o prédio abandonado por tantos anos foi um convite a quem sonhava com a moradia digna. Batizada de Pátria Livre, essa ocupação fica na rua Pedro Lessa, 435, em Belo Horizonte.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.