Veja no Programa Outras Palavras, que será veiculado no próximo dia 20 de julho de 2019

Veja no Programa Outras Palavras de 20 de julho de 2019

As mobilizações dos profissionais da educação

O que mobiliza a educação neste momento?

As mentiras sobre a Reforma da Previdência que o governo federal não quer te contar

Homenagem à CNTE

No último dia 3/7/2019, a Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pela deputada estadual e diretora do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, entregou voto de congratulações à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Na oportunidade, quem representou a instituição foi a secretária-geral, Fátima Silva.

“A CNTE se sente honrada com essa homenagem. Num contexto de grandes ataques à educação, devemos reconhecer e defendê-la como uma obrigação do Estado”, disse Fátima. Ela falou sobre a importância de participação na Jornada Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, promovida pela Confederação, que acontece até o dia 15 de agosto em todo o mundo.

A secretária-geral da CNTE também conclamou a população e a comunidade escolar para estarem nas ruas no dia 13/8/2019, para lutarem em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência, num ato coletivo do funcionalismo e de trabalhadores/as em educação.”

Após receber a homenagem, ela falou com exclusividade para o Outras Palavras. “Por parte da CNTE e do nosso filado aqui em Minas – o Sind-UTE/MG, haverá muita luta e coragem para defender uma educação pública, acessível e de qualidade social.”

No mesmo dia 3 de julho, a Comissão de Educação também entregou voto de congratulações ao professor de matemática da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Adalgísio Gonçalves Soares, e alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio da referida escola, na cidade de Minas Novas, Vale do Jequitinhonha/MG.

Eles foram homenageados pela conquista de quatro medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019, edição brasileira. A competição contou com a participação de mais de 20 países.

Beatriz Cerqueira chamou a atenção de todos/as para contribuírem em mais uma etapa dessa conquista. Os alunos e o professor foram convidados para integrarem a delegação brasileira que irá para a etapa mundial, em Taiwan, entre os dias 4 e 8 de agosto. Mas, para tal, é preciso custear todos os gastos.

Contribua com a vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/rumo-a-taiwan-adalgisio-goncalves-soares

“Agradeço muito pelo reconhecimento ao trabalho que faço e por proporcionar a eles/as esse momento de glória. Essa conquista é de todo o estado de Minas Gerais. Só chegamos aqui por conta dessas pedras preciosas do Vale do Jequitinhonha”, disse o professor Adalgísio.

“Sempre gostei de matemática, mas o nosso professor nos incentiva muito e trabalha a disciplina de uma forma dinâmica. Esse reconhecimento nos é muito importante e fico muito feliz”, disse o estudante João Pedro Fernandes após receber o voto de congratulações.

“Estou muito contente com esse reconhecimento, mas só foi possível graças ao trabalho do professor e nosso esforço. Ele nos ensina a matéria de uma forma diferente, o que garantiu a excelência no resultado na Olimpíada”, afirmou a aluna homenageada, Cassandra Lopes César.

A indicação do professor e dos/as alunos/as para receber o voto de congratulações foi requerida pela deputada Beatriz Cerqueira. Adagísio agradeceu pela atenção no trabalho feito em sala de aula. “Acredito que o Brasil tem jeito só pela educação. Às vezes, o que é feito no interior de Minas não tem destaque, então, receber essa homenagem da Beatriz é uma honra para mim e proporcionou um momento muito especial para os/as estudantes.”

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.

Inscreva-se no canal Outras Palavras e aperte o sininho para receber notificações de novas publicações.