Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 29 de dezembro de 2018

Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 29 de dezembro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras dessa edição

Na edição do Outras Palavras de sábado, 29/12/18, reportagens sobre as ameaças de privatização do SUS, Sistema Único de Saúde; a luta dos profissionais da educação por seus direitos, a união das mulheres contra o preconceito, porque não dá para aceitar a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os três anos do crime em Mariana – do Rio ao Mar, não vão nos calar!.

Roda de Conversa debate sobre a privatização do SUS

Com um orçamento que supera a casa dos R$ 150 bilhões, o SUS – Sistema Único de Saúde é responsável pelo atendimento a mais 70% da população brasileira e corre sérios riscos com a proposta de privatização do governo federal. Numa conversa com o médico Bruno Pedrava, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e ele diz que o Brasil investe apenas 4% do PIB no SUS e isso é inadmissível para fazer um atendimento digno. O Programa contou ainda com a presença de Carla Anunciatta, primeira Secretária do Conselho Municipal de Saúde e Larissa Gomes do Jornal Brasil de Fato.

Base Nacional Comum Curricular imposta de cima pra baixo

O Roda de Conversa recebeu o professor Paulo Henrique Santos Fonseca, diretor estadual do Sind-UTE e coordenador do departamento de comunicação do Sindicato, a jornalista Rafaella Dota e a professora Analise Silva, coordenadora do Fórum Mineiro da EJA, Educação de Jovens e Adultos para falar sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Segundo Analise Silva, essa proposta precisa ser amplamente discutida pela comunidade escolar e a sociedade e não imposta como está sendo feita pelo governo federal.

Roda de Conversa pauta a luta das mulheres

O programa Roda de Conversa, de 9 a 16 de julho de 2018, recebe Bernadete Monteiro, da Marcha Mundial das Mulheres e da Consulta Popular. Nossa conversa é sobre a luta das mulheres, LGBTs, negras e negros na escola e na sociedade.

Democracia e representatividade no Roda de Conversa

Democracia e representatividade. Que força tem o seu voto eleitor? O Roda de Conversa pautou esses assuntos com o cientista político, sociólogo e pesquisador da Escola Judicial do do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Rubens Goiatá, que também faz uma análise da conjuntura atual brasileira.

Cenário político é contextualizado no Roda de Conversa

O Roda de Conversa recebeu o sociólogo e cientista político, Rudá Ricci, para uma análise da conjuntura atual. Ele falou sobre o resultado das urnas e as eleições de 2018 e fez alertas para os perigos que rondam a democracia e a soberania do país.

Do Rio ao Mar, eles não vão nos Calar!

;

O MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, organizou uma Marcha de Minas ao Espírito Santo, nestes três anos de lama e luta. Pablo Dias, da coordenação estadual e nacional do MAB nos conta como foi essa marcha, por onde passaram e o que encontram no meio do caminho.

Frederico Santana Rick fala da violação dos direitos da pessoa humana

O cientista social, Frederico Santana Rick, membro da Consulta Popular e do Movimento Quem Luta Educa diz que hoje, no Brasil, falta solidariedade o bastante para entender e colocar em prática o direito de cada um. Todos são iguais perante a lei, mas, infelizmente, na prática não é o que acontece. Frederico afirma que é preciso um projeto de sociedade que aponte para isso. Ele também é crítico à propaganda da meritrocracia como sendo uma condição ao alcance de todos. “Se não há oportunidades iguais, condições iguais em termos de oportunidades, como dizer que uma merece mais que a outra?”, indaga.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo.

Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.