Veja no Programa Outras Palavras veiculado no dia 16 de fevereiro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras da edição deste sábado, dia 16 de fevereiro de 2019

Na edição do Outras Palavras de sábado, 16/02/2019, destacamos a luta dos profissionais da educação, o crime da Vale em Brumadinho e suas repercussões e a dor de quem perdeu entes queridos.

Educadores/as cobram do governo Zema pagamento em dia

Profissionais da educação marcaram presença na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para cobrar do governador Romeu Zema o pagamento dos salários no quinto dia útil e o não parcelamento do 13º Salário de 2018. Delegações de trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do Estado, sob a coordenação do Sind-UTE/MG, marcaram presença e lotaram alguns espaços que davam acesso ao plenário da Casa durante a posse dos deputados e deputadas.

Educadores/as estão cobrando do governador Zema a abertura das negociações sobre o 13º

Lecioni Perieira Pinto, Diretora Estadual do Sind-UTE/MG
Nós vamos protestar também contra o parcelamento do 13º salário. E além disso nós estamos cobrando do governador Zema que abre as negociações com Sind-UTE/MG. que é representante legítimo dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação.

“Queremos nossos direitos!”

Fábio Garrido, diretor estadual do Sind-UTE/MG, diz que “esse governo, que não aceita dialogar com os/as trabalhadores/as em educação, vai sofrer a maior luta e a maior derrota da história da direita em Minas Gerais, porque golpistas fascistas não passarão!”

Governo Zema não negocia com o funcionalismo

Segundo a direção do sindicato único dos Trabalhadores em educação de Minas Gerais, apesar de várias solicitações do Sind-UTE/MG, até o momento o governo do estado não respondeu ao pedido de reunião com a entidade, apesar da educação em Minas constituir uma grande e complexa rede, com mais de 250 mil servidores/as, mais de 3.600 escolas estaduais e 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Sind-UTE/MG move ações na justiça para garantir direitos dos profissionais da educação

O Sind-UTE/MG já moveu sete ações na justiça com a tentativa de garantir o pagamento dos salários no 5o dia útil e o não parcelamento do 13o salário. Também notificou o governo para tentar viabilizar um processo de negociação com a categoria, mas até agora o governo Zema não acenou com a possibilidade de fazer esse diálogo.

Morador de Brumadinho diz que Vale é enganadora!

Celso Henrique Oliveira, morador de Brumadinho, diz que a Vale enganou todo mundo e que ela sabia que havia risco da barragem de rejeitos de Brumadinho estourar. Inclusive, ele alega que a lona preta que ela colocou no lugar dava sinais disso. “Agora estão falando em dar cem mil para famílias daqueles que morreram, mas, acho que isso é um jeito de comprar o silêncio das pessoas.”

“Sempre sofremos com a mineração aqui!”

Regeane Morais, moradora de Brumadinho, diz que vive no Córrego do Feijão, desde 1990 e que, desde então, sofre com muito barulho, poeira, dinamitação e detonações que balançam as casas daqueles que moram na localidade. “São várias coisas que, infelizmente, contribuem para essa tragédia. Agora que essa barragem se rompeu, o medo é ainda maior porque estamos cercados por barragens.”

“A Vale enterrou meu filho e acabou com a minha vida!

Wilson Francelino Caetano, pai de uma das vítimas do crime do Vale em Brumadinho, diz que a Vale enterrou seu filho vivo e que acabou com a sua vida. “Eu estou aqui no Córrego do Feijão, querendo uma resposta a respeito de meu filho e dos meus sobrinhos. Que o presidente do Vale e aqueles que fizeram essa tragédia e enterram devolvam o meu filho.”

Deputada Beatriz Cerqueira defende CPI das Mineradoras na ALMG

Deputada Beatriz Cerqueira defende a CPI das Mineradoras e diz que isso é essencial até porque a Vale não é a única que subjuga as comunidades e a população aos seus interesses econômicos. Ela informa que participou de uma audiência pública promovida pela Prefeitura de Sarzedo e, na oportunidade, a comunidade local estava em desespero com receio de rompimento de barragens existentes no município da Itaminas. “Estou apresentando à Mesa diretora requerimentos pedindo informações à empresa. Isso porque, depois de ouvir representantes da Itaminas durante a audiência com a comunidade, percebemos que a empresa não possui plano de emergência. Lá não há plano de evacuação e nem plano de segurança para as pessoas que trabalham na barragem a serviço da mineradora.”

Gritamos por justiça!

Virgínia Berriel, dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), diz que aconteceu em Brumadinho um crime e não um acidente. “Não foi desastre, não foi tragédia… foi um crime bárbaro e devastador; um crime que levou centenas e centenas de vidas. Mariana e Brumadinho gritam e, nós, do movimento dos direitos humanos gritamos e exigimos justiça!”

Roda de Conversa recebe o MAB para falar sobre o crime da Vale em Brumadinho

O programa de rádio Roda de Conversa recebeu, no dia 11 de fevereiro de 2019, a militante do Movimento dos Atingidos por Barragens ( MAB ), Fernanda de Oliveira, para falar sobre os crimes da Vale, em especial, sobre a realidade que se vê em Brumadinho após o rompimento, em 25 de janeiro último, da Mina Córrego do Feijão.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.