Veja no Programa Outras Palavras veiculado no dia 23 de fevereiro de 2019

Veja no Programa Outras Palavras da edição deste sábado, dia 23 de fevereiro de 2019

Na edição do Outras Palavras de sábado, 23/02/2019, destacamos a luta dos profissionais da educação por seus direitos e em defesa da Escola Pública de Saúde. Quem luta educa! Nesta edição, vamos conhecer também a luta dos profissionais da enfermagem e os novos desdobramentos do crime da Vale em Brumadinho. Veja o que a deputada estadual Beatriz Cerqueira defense no âmbito da Assembleia Legislativa.

Educadores/as cobram do governo Zema o pagamento em dia

Profissionais da educação marcaram presença na Assembleia Legislativa de Minas Gerais  para cobrar do governador Romeu Zema o pagamento dos salários no quinto dia útil e o não parcelamento do 13º Salário de 2018. Delegações de trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do Estado, sob a coordenação do Sind-UTE/MG, marcaram presença e lotaram alguns espaços que davam acesso ao plenário da Casa durante a posse dos deputados  e deputadas.

Educadores/as cobram do governador Zema a abertura de negociações com o Sind-UTE/MG

Lecioni Perieira Pinto, Diretora Estadual do Sind-UTE/MG Nós vamos protestar também contra o parcelamento do 13º  salário. E além disso nós estamos cobrando do governador Zema que abre as negociações com Sind-UTE/MG. que é representante legítimo dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação.

“Queremos nossos direitos”, diz diretor estadual do Sind-UTE/MG

O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Fábio Garrido, diz que “esse governo, que não aceita dialogar com os/as trabalhadores/as em educação, vai sofrer a maior luta e a maior derrota da história da direita em Minas Gerais, porque golpistas fascistas não passarão!”

Governo Zema não abre negociação e profissionais da educação vão à luta!

A direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais afirma que,  apesar de várias solicitações ao governo do Estado para abertura de negociações com a entidade, até o momento o governo do estado não respondeu. O Sindicato lembra que a educação em Minas representa uma grande e complexa rede, com mais de 250 mil servidores/as, mais de 3.600 escolas estaduais e 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), portanto, merece mais respeito e atenção.

Cidades mineiras sob ameaça de novos rompimentos de barragens da Vale

Apreensão, desespero, medo, tristeza… A cada vez que a sirene da vale é acionada o pânico toma conta das pessoas, que temem o rompimento de novas barragens. O rompimento da barragem da Mina do Feijão, que já deixou centenas de mortos e desaparecidos aconteceu três anos após o rompimento da barragem da Vale Samarco e BHP em Mariana, onde  houve 20 mortes e a contaminação da bacia do Rio Doce. Agora novas comunidades correm perigo e o militante do Movimento dos Atingidos por Barragens, MAB, Joceli Andriolli, fala dessa situação e diz o que mais preocupa essas famílias.

Morador de Macacos fala sobre a crise da evacuação das casas em Macacos

Cerca de 170 moradores de Macacos deixaram suas casas na noite do último dia 16 de Fevereiro por causa do risco do rompimento da Barragem B3-B4 da Mina Mar Azul, também da Vale. A barragem tem aproximadamente três milhões metros cúbicos de rejeitos e a população tem o seu rompimento. Muita apreensão no local.

MAB faz relato da situação dos atingidos por barragens

O MAB também denuncia outras situações de riscos, por exemplo, de Barão de Cocais, Paracatu e Congonhas e cobra a responsabilização dos crimes cometidos pela Vale. Joceli  Andrioli, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresenta um relato da situação encontrada até o momento.

Famílias são evacuadas de suas casas em Barão de Cocais

Maíra Gomes, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), traz informações sobre a evacuação de famílias, em Barão de Cocais. Ela fala da preocupação do MAB com aqueles que tiveram de deixar suas casas. São ato todo 393 cadastrados. Há informações também de que 31 pessoas que não quiseram sair de suas casas.

CPI das mineradoras precisa ter prioridades na ALMG, diz deputada

A deputada Beatriz Cerqueira tem feito defesas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que se instale  uma (CPI) Comissão Parlamentar de  Inquérito das Mineradoras. Ela reforça que agenda de Brumadinho e dos atingidos por barragens deve ser a prioridade  do início desta 19ª legislatura.

Mandato de Beatriz Cerqueira promove reunião e sai em defesa da Escola de Saúde Pública

Uma reunião pública foi realizada, no último dia 14 de fevereiro, no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelo mandato participativo e popular da deputada Beatriz Cerqueira e contou com a presença de várias lideranças comunitárias, sindicais e funcionários da ESP/MG, para discutir a proposta do governo Zema de acabar com a Escola da Saúde pública de Minas Gerais.

A escola é referência não só em Minas Gerais, mas, no Brasil e até no exterior e acabar com esse patrimônio de Minas Gerais seria, segundo as pessoas que participaram da reunião, uma decisão extremamente errada e sem necessidade.A ESP/MG tem mais de 70 anos de existência e já formou mais de 300 mil pessoas.

Núbia Dias, Segunda Secretária do Sind-Saúde, esteve na reunião e saiu em defesa da ESP/MG. “A escola é viável, é de excelência e é necessária”.

Neila Batista, assistente social e assessora parlamentar afirmou  que é essencial valorizar o saber popular e o conhecimento técnico-científico e fazer com que isso ganhe amplitude. Ela destacou que a intenção do governo Zema é clara: “ele quer acabar com essa Escola de Saúde Pública.”

A vereadora de Oliveira/MG e ex-aluna da ESP/MG, Amanda Vargas, por sua vez, afirmou que Escola de Saúde Pública tem um caráter de se recriar sempre, com novos cursos e conforme as necessidades e as demandas que vão surgindo. E isso tem um caráter sublime de mãe que vai se adaptando às necessidades e às mudanças de seus filhos.

Já Rodrigo Machado,servidor da ESP/MG, fez a seguinte ponderação: “a estrutura de cargos da Secretaria de Saúde é muito maior do que a existente hoje na Escola, portanto, essa proposta de Zema não significa redução de custos da Escola.”

Renato Barros, coordenador do Sind-Saúde/MG, ressaltou a necessidade de fazer uma boa mobilização para sensibilizar a população e pressionar o governador Zema para que ele retire esse projeto de pauta, mantendo a estrutura de funcionamento da escola, tão necessária tanto pela sua história quanto pela formação que ela vem oferecendo ao longo de seus 73 anos.

A deputada estadual, Beatriz Cerqueira, apresentou ao final da reunião alguns encaminhamentos e firmou seu apoio na luta em defesa da Escola de Saúde Pública.”Eu estou assumindo o compromisso de solicitar ao governador Zema da retirada do PL 368 de pauta.”

Roda de Conversa discute a situação dos profissionais da enfermagem

Conversamos, no programa Roda de Conversa, sobre as demandas dos profissionais da enfermagem e os impactos da Reforma trabalhista  na vida dessas pessoas, bem como as preocupações do segmento com a Reforma da Previdência.

Recebemos o coordenador da Comissão de Ética do Coren-MG , Conselho Regional de Enfermagem e Conselheiro Estadual de Saúde, Farley Sindeaux Ribeiro e a Conselheira do Coren-MG, Christiane Mendez Viana.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.