Veja no Programa Outras Palavras veiculado no dia 8° de dezembro de 2018

Veja no Programa Outras Palavras dessa edição:

Educação pública de qualidade, Lei da Mordaça, alerta sobre os perigos da Reforma da Previdência. Esses e outros assuntos, você acompanha nessa edição.

Uma sociedade plural e diversa é possível!

O diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da Subsede de Governador Valadares, Rafael Toledo, diz que para se contrapor à Lei da Mordaça é preciso argumento e amor. Afirma que é fundamental conscientizar as pessoas de que vivemos em uma sociedade plural, diversa e com diferentes formas de pensar.

Por uma escola que lute por democracia, contra o racismo e por uma educação pública de qualidade

Para a educadora e liderança religiosa, Makota Valdina Oliveira Pinto, o que a sociedade precisa é de uma escola que lute contra o racismo e contra todo tipo de preconceito. Uma escola que lute por liberdade de expressão, pela democracia e por uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

A educação pública de qualidade é uma luta de todos nós!

O professor de Geografia, Diego Horta, diz que o momento agora é de união. “É preciso conhecer as leis para se respaldar e não abrir mãos de direitos já conquistados”. E se mobilizar é preciso, também é necessário estar junto com outras pessoas para fortalecer a luta e não ter medo.

A lei da mordaça é uma tragédia para a escola pública

“Um projeto sacana com a escola pública”. É assim que o professor da rede estadual, Gilbert Martins, define o projeto da Escola sem Partido. Para ele, se o professor e a professora não têm liberdade para ensinar e para debater com seus alunos não há possibilidade deles promoverem uma discussão que eleve o senso crítico dos filhos e filhas da classe trabalhadora.

Escola sem Partido não nos interessa!

A estudante e vice- presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Moara Correia, desaprova o projeto Escola sem Partido. Ela chama atenção para a resistência dos estudantes a esse retrocesso e destaca a necessidade de reinvenção da forma de fazer luta. Reforça ainda que essa proposta tem o intuito de barrar a construção da consciência crítica. “Querem acabar com o maior potencial de resistência do país, que é a juventude”.

Escola sem Partido tem uma fundamentação de base fascista!

O professor Leonardo Muniz, do Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, afirma que o projeto Escola sem Partido tem uma estrutura de base fascista. Para ele, as alterações que ocorrem no Congresso Nacional, deveriam ser acessíveis a todas as pessoas, afinal, todos somos sujeitos políticos.

A Escola sem Partido retira do aluno o direito de pensar

Para o professor da Escola Estadual Ricardo de Souza Cruz, Anderson Magno Lourenço, os alunos precisam de Escola “com” Partido, pois só em casa, eles não têm respaldo de todas as coisas. O alunos precisam além de coordenação, ter o direito de pensar, para agir com senso crítico.

Queremos uma escola democrática e inclusiva!

A diretora estadual e coordenadora da Subsede Uberaba, Maria Helena Gabriel, defende uma escola democrática, que discuta todos os assuntos que possam ser de interesse dos estudantes, de seu dia a dia e de sua identidade. “Não aceitamos Escola sem Partido, lei da mordaça. Queremos uma escola inclusiva, com qualidade, liberdade e diversidade”.

Um momento difícil, que vai exigir luta e organização

A militante do Movimento dos Atingidos por Barragens ( MAB ), Soniamara Maranho, ao contextualizar o momento atual, diz que o sistema capitalista já acumulou muito e ele é quem patrocinou o golpe no brasil. Conclama a todos, em especial aos profissionais da educação, para junto aos movimentos sociais e populares fazerem as transformações que a sociedade precisa e reivindica.

A luta continua!

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, durante a Reunião do Conselho Geral e da Assembleia Estadual Extraordinária do Sindicato, no dia 31 de outubro último, destacou a luta dos profissionais da educação em torno das suas pautas. Ela também se lembrou da luta que fizeram em defesa da democracia e da soberania do país. Alertou sobre o medo que vem sendo instaurado como estratégia do Estado de exceção e pediu a todos e todas para manter a união. “Ninguém solta a mão de ninguém!”, disse.

Programa Roda de Conversa debate sobre os impactos da Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência, projeto que ganhou holofotes no governo Michel Temer, mas, que não foi adiante graças à mobilização da classe trabalhadora, é uma das promessas do novo governo. O Roda de Conversa recebeu o técnico do Dieese na Subseção da CUT Minas, Frederico Melo, para um bate-papo sobre esse assunto.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube e ainda pelo Facebook.