Veja no Programa Outras Palavras veiculado no próximo dia 4 de maio de 2019

Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 4 de maio de 2019, nas TV’s Band Minas, das 10:00 ÀS 10:30, TV Band Triângulo e Candidés, neste mesmo horário

Veja no Programa Outras Palavras de 4 de maio de 2019

Veja no programa Outras Palavras desta semana:

– A luta dos/as educadores em defesa de mais estado e mais serviço público.

– Audiência pública na Assembleia Legislativa/MG sobre o IPSEMG.

– As mentiras do governo federal e os impactos da reforma da previdência.

Conquistas da coletividade

A deputada estadual, Beatriz Cerqueira, destacou a importância da defesa da autonomia administrativa e financeira ao Ipsemg, da Escola de Tempo Integral e da Escola de Saúde Pública, afirmando que tem envidados todos os esforços para avançar nas demandas apresentadas pelos movimentos sociais e sindicais no âmbito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A deputada afirmou também que importantes avanços já foram conquistados, destacando a manutenção da Escola de Saúde Pública e propostas de emendas apresentadas, entre elas, a que garante a autonomia financeira e administrativa do Ipsemg.

Audiência pública na Assembleia Legislativa/MG sobre o IPSEMG

Uma audiência pública foi requerida pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, no último dia 26 de março, na Assembleia Legislativa de Minas Geras, para discutir sobre o IPSEMG. Trabalhadores/as em educação de várias regiões do Estado participaram desse encontro e cobraram o resgate dos serviços Instituto, que vem sendo sucateado pelo governo, bem como defenderam a sua autonomia administrativa e financeira.

Com cartazes, faixas, e alguns recados para o governador Romeu Zema reforçaram que a saúde é prioridade e que o IPSEMG deve ser o único gestor da seguridade social dos servidores públicos estaduais.

Além da deputada estadual, Beatriz Cerqueira, marcaram presença e fizeram uso da fala: a presidenta do Sindicato dos Servidores do IPSEMG, Maria Abadia de Souza, a diretora do Sind-Saúde/MG, Neuza Pereira de Freitas e a professora Elaine Cristina Ribeiro, também diretora estadual do Sind-UTE/MG, além de outras lideranças sociais e sindicais, que lotaram o auditório José Alencar e parte do Hall das Bandeiras.

Mineração predatória do Brasil é denunciada na ONU

Maria Júlia Zanon, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), denunciou no Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) o modelo predatório da ação mineradora no Brasil e os crimes socioambientais de Mariana e Brumadinho, afirmando que, se este modelo persistir o crime acontecerá de novo.

Maria Lucia Fattorelli aborda os impactos da Reforma da Previdência

Durante seminário promovido pelos mandatos populares e participativos da deputada estadual, Beatriz Cerqueira e do deputado federal, Rogério Correia, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), evento que contou com uma grande participação de lideranças sociais e sindicais, de educadores e educadoras, sob a coordenação do Sind-UTE/MG, a economista e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, destacou as riquezas e as contradições do Brasil, ao fazer uma abordagem sobre a Reforma da Previdência e seus impactos para o povo deste país.

Lindolfo Fernandes esclarece o que está por trás da Reforma da Previdência

O ex- presidente do Sindifisco/MG, Lindolfo Fernandes, esclarece que a aposentadoria e a pensão são folha de pagamento e que não há que separar essas duas questões. O que o estado quer com essa Reforma, segundo ele, transformar esse direito em mercadoria. “Não tem déficit da previdência. É preciso olhar o orçamento e onde buscar os recursos. Querem criar uma poupança individual para favorecer os bancos”, afirma.

As mentiras sobre a Reforma da Previdência que o governo não conta

No dia 15 de março de 2019, ao participar de um Seminário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, esclareceu dúvidas dos servidores e servidoras sobre as inúmeras perdas que a Reforma da Previdência traz. “Essa Reforma de Bolsonaro, Paulo Guedes e Cia não aposentará ninguém”, disse ele.

21 de abril: dia de protesto contra as reformas de Zema e Bolsonaro

Em Ouro Preto, Educadores/as de várias regiões do Estado protestaram, no último dia 21 de Abril, protestaram contra a Reforma da Previdência e contra as demissões e cortes na educação promovidas pelo governo Zema. Durante a manifestação, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e deputada estadual, Beatriz Cerqueira, afirmou que os educadores/as não aceitam a renegociação da dívida que o governo do estado propõe. Ela diz que isso vai aumentar a contribuição previdenciária dos servidores/as públicos/as para 14% . “Estamos aqui, num Domingo da Páscoa, abrindo mão do almoço com a nossa família e de um dia de lazer para fazer a luta coletiva.”

Fábio Garrido, Diretor Estadual do Sind-UTE/MG, denunciou a proposta do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, de cortar as vagas da Escola de Tempo Integral.

Marilda Abreu Araújo, Diretora Estadual do Sind-UTE/MG e representante da CNTE, reforçou a Luta da Educação contra a Reforma da Previdência e contra os desmandos dos governos Bolsonaro e Zema. “Estamos aqui mais uma vez na luta, para que nossos objetivos sejam alcançados e que ninguém tire nenhum direito da classe trabalhadora.”

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e deputada estadual, Beatriz Cerqueira, destacou após receber do Comando da PMMG que não seria possível a manifestação na Praça da Rodoviária, que os manifestantes não iriam desistir da luta. “Tentaram nos impedir de fazer nosso ato, mas não conseguiram. Todo 21 de abril para os profissionais da educação é dia de protesto.”

Quadro de Humor – todos contra a Reforma da Previdência

“Vamos derrubar a Reforma da Previdência!”. Quadro de Humor do Programa Outras Palavras, produzido pelo Sind-UTE/MG, Sindicato único dos/as trabalhadores/as em educação em Minas Gerais.
Ilustração – Ricardo Sá

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h:30, nas TV’s: Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na Band Triângulo. Você pode acompanhar também essa produção pelo Canal do Sind-UTE/MG no Youtube.