Sala de Imprensa



Prossegue, em Belo Horizonte o 11º Congresso do Sind-UTE/MG

O Evento acontece no Expominas e vai até domingo (3/6)

Download do arquivo

O Evento acontece no Expominas e vai até domingo (3/6)

Prossegue hoje (01/06), sexta-feira,  o 11º Congresso do Sind-UTE/MG e 23º Congresso da história dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, no Expominas, na Gameleira, em Belo Horizonte.

O Congresso é a maior instância de deliberação da categoria e debate sobre Conjuntura, Política Educacional, políticas permanentes além de fazer balanço político da entidade e elaborar plano de lutas.

Este Congresso, que é um dos maiores da história do Sindicato, recebe cerca de 2.500 participantes entre delegados e delegadas, de todas as regiões do Estado e faz uma homenagem ao professor Fausto Fábio de Araújo e à professora Helley Abreu Batista, que perderam suas vidas, em 2017, quando lutavam por uma educação para todos e todas e, portanto, deixam um imenso legado de luta.

Pela manhã, educadores e educadoras  participam de ato unificado na portaria da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim.

Acompanhe o restante da programação dessa manhã:

  • Mesa – Os impactos do golpe na educação e a resistência necessária

 Convidados:

 Marta Vanelli – Professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina, Secretária de Formação da CNTE, Representante da CNTE no Grupo de Trabalho de Valorização do Piso e do Conselho Nacional do FUNDEB.

 Rudá Ricci – Sociólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e Presidente do Instituto Cultiva.

  • Mesa  – A luta das mulheres, LGBTs, negras e negros na escola e na sociedade

 Convidados:

Bernadete Esperança Monteiro – Coordenação Nacional da Marcha Mundial das Mulheres e da Consulta Popular. Enfermeira e  mestra em saúde pública pela Fiocruz – Rio de Janeiro.

Leonardo Nogueira – Doutorando em Serviço Social (UFRJ) e professor na Universidade Federal de Juiz de Fora. Militante do Levante Popular da Juventude e organizador do livro “Hasteemos a bandeira colorida: diversidade sexual e de gênero no Brasil” pela Editora Expressão Popular.

Makota Celinha – Jornalista, Especialista em MKT (Pós-graduação), Empreendedora Social da Rede Ashoka de Empreendedorismo Social, Coordenadora Nacional do CENARAB (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira).

A parte da manhã se encerra com a apresentação Cultural de Zé Pinto


31.05.18 – Abertura do 11° Congresso do Sind-UTE/MG – Foto: Gill de Carvalho-Sind-UTE/MG


31.05.18 – Abertura do 11° Congresso do Sind-UTE/MG – Foto: Gill de Carvalho-Sind-UTE/MG


31/05/18 – 1° dia do 11° Congresso do Sind-UTE/MG – Ciranda – Fotos: Taís Ferreira – Sind-UTE/MG


31/05/18 – 1° dia do 11° Congresso do Sind-UTE/MG – Ciranda – Fotos: Taís Ferreira – Sind-UTE/MG