Greve dos bancários pressiona e Fenaban chama para nova negociação

A força do movimento em todo o Brasil arrancou nova negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ocorrerá a partir das 16 horas desta terça-feira (20), em São Paulo.

Ao completar 15 dias de paralisação, a greve segue forte. Na base de Belo Horizonte e região, foram paralisadas as atividades em 66,7% das unidades de trabalho. Nesta terça-feira , bancárias e bancários realizaram ato em frente à Central Regional de Atendimento e Telesserviços (Cerat BH) da Caixa, com a apresentação de esquete teatral da Cia dos Aflitos, e voltaram a cobrar uma proposta decente dos bancos para as reivindicações da Campanha Nacional 2015.

Entre os pontos centrais da pauta estão o reajuste de 16% (incluindo inflação mais 5,7% de aumento real), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.299,66 em junho de 2015), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização e vales-alimentação e refeição maiores.

Nesta quarta-feira (21), a mobilização continua. O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região realizará novo ato em frente à Agência Século da Caixa, na esquina das ruas Carijós e Espírito Santo, no Centro da capital mineira.

“A força do nosso movimento pressionou e os banqueiros nos chamaram para uma nova rodada de negociação. Vamos continuar mobilizados para ampliar ainda mais esta que já é uma das maiores greves da história da categoria bancária em volume de unidades de trabalho paradas. Exigimos que nossas reivindicações sejam tratadas com respeito e que seja apresentada uma proposta digna. Enquanto isso, permaneceremos firmes na luta em defesa dos nossos direitos”, afirmou a presidenta do Sindicato, Eliana Brasil.

Balanço

Na segunda-feira, 19 de outubro, 14º dia da greve, 12.496 agências e 40 centros administrativos paralisaram suas atividades nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

(Site Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região – 20/10/15)