Nota sobre a prisão arbitrária e ilegal do companheiro Jobert do Sindieletro-MG

Aconteceu nessa segunda-feira (28 de setembro), uma manifestação no centro de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) pela liberdade do companheiro Jobert Fernando de Paula, que está preso desde sexta (25).

Jobert é trabalhador da Cemig e secretário de Formação e Cultura do Sindieletro-MG e há alguns anos se dedica a organizar lutas sindicais e populares. Há dois anos ajuda também a organizar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e favelas (MLB). Nesse período, os despejos que aconteciam em enorme frequência promovidos pelo Judiciário, prefeitura e a mineradora Anglogold, diminuíram consideravelmente, fruto da ação do movimento, que vem conscientizando as famílias sobre o seu direito à moradia.

Tamanha combatividade gerou ódio dos poderosos da cidade que começaram a armar contra o MLB e contra o companheiro Jobert.

A partir de depoimentos forjados, conseguidos sob tortura psicológica de diversos moradores de ocupações da cidade, Jobert foi chamado para dar um depoimento na delegacia de Nova Lima na sexta e mesmo sem nenhuma prova concreta, o delegado deu voz de prisão a Jobert sob a acusação de fazer “gato” de energia em uma ocupação da cidade.

Trata-se de uma prisão política, onde foi negado a Jobert e seus advogados até o direito à fiança. Moradores das ocupações vem nos últimos meses sendo obrigados pela policia militar e civil a assinar depoimentos que não deram, vem sendo intimidados e perseguidos, chegando a ter  viaturas ate na porta de suas casas.

Em um país que parlamentares estão envolvidos em fortes esquemas de corrupção, que os banqueiros promovem uma verdadeira farra com o orçamento publico, levando quase metade dos recursos com pagamento de juros, com as mineradoras destruindo as nascentes e florestas e praticamente nenhuma punição recebem, nao podemos aceitar a prisão de um trabalhador, militante social.

Não podemos deixar de destacar que, com essa prisão (mesmo que Jobert não tenha feito nenhum “gato”), o aparato repressor estatal quer reconhecer que é crime os trabalhadores sem teto que ocupam terras sem função social vivam sem energia elétrica, um serviço publico essencial a dignidade da pessoa humana e que é negado pelo poder publico, mesmo que solicitado pelos próprios moradores. Até os refugiados de guerra como no caso da Síria, trabalha-se para que estes tenham saneamento básico e acesso a energia elétrica, mesmo em condições bastante difíceis.

Desse modo, chamamos a todas e todos os movimentos sociais, populares, os sindicatos, centrais sindicais, partidos, ativistas , religiosos, defensores das causas dos direitos humanos e demais pessoas defensores da democracia e da dignidade humana a somarem força com o MLB para combater essas injustiças.

Lutar não é crime!!

Exigimos a liberdade imediata de Jobert e o fim da perseguição ao movimento!!

Contra a criminalização dos movimentos sociais e populares!!

Água e energia não são mercadorias, são direitos do povo!!

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB

Movimento Luta de Classes – MLC

(Site CUT/MG – MLB e MLC – 28/09/15)