Educadores da rede municipal de Ribeirão das Neves realizam ato amanhã pelo pagamento do salário

Indignados, trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede municipal de Ribeirão das Neves realizam nesta quinta-feira (09/07), a partir das 9h, um ato na Praça da Matriz para pressionar a prefeitura pelo pagamento dos salários. Os demais servidores também estão revoltados com a situação, pois seus salários não foram depositados nessa terça-feira (07/07) – quinto dia útil do mês, conforme está previsto na legislação municipal.

A prática de atrasos ou o pagamento de maneira escalonada dos salários dos servidores em Ribeirão das Neves tem sido recorrente pela prefeitura e, desde o início do ano, os educadores têm feito mobilizações e paralisações no 5º dia útil de cada mês, como forma de pressionar o Executivo Municipal a cumprir a lei.

“Estamos indignados com essa decisão da prefeitura. Realizamos diversas mobilizações com a categoria este ano, fizemos greve de uma semana e, por intermédio do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), conseguimos fechar um acordo com a prefeita Daniela Corrêa, no dia 26 de junho último, o que possibilitou o retorno às aulas no dia 29 de junho. Estamos buscando explicações junto ao Executivo Municipal, mas, ainda não temos resposta para essa situação”, afirma a diretora do Sind-UTE/MG, Denise Romano, que acompanhou as negociações no município.

Quando do fechamento do acordo, o Sind-UTE/MG avaliou a proposta como sendo um primeiro passo para a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), uma vez que houve avanço no atendimento às reivindicações. Desde então, a categoria permanece unida e, junto com o Sindicato, acompanham o cumprimento do que ficou firmado. O não pagamento dos salários nesta terça-feira foi recebido com surpresa e indignação por todos.

A rede municipal de Ribeirão das Neves conta com cerca de 2 mil educadores, e com essa decisão arbitrária da prefeitura, a categoria já fala em retomar as mobilizações.