Retornos sobre reunião entre o Sind-UTE/MG e representantes do governo no último dia 17/08

A direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), participou de duas reuniões, no último dia 17 de Agosto. Pela manhã, aconteceu uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a bancada de deputados do PT para tratar de vários assuntos de interesse dos/as trabalhadores/as em educação. Especialmente, dos/as servidores/as das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Esta reunião originou uma outra reunião com o governo do Estado na sede do BDMG, no período da tarde.

Os parlamentares receberam as demandas que, de acordo com o Sindicato, ainda estão pendentes de respostas por parte do governo do Estado. O Sind-UTE/MG apresentou um balanço dos problemas enfrentados pela categoria, os pontos dos acordos assinados em 2015 e não cumpridos ou cumpridos parcialmente, além da necessidade de abrir negociação da pauta de reivindicações protocolada em 2016.

Também foi relatado o edital de Parceria-Público-Privada nas escolas estaduais e a discordância da categoria sobre essa política, que é de privatização da escola. Foi realizada, então, uma mediação que resultou numa agenda entre o Sind-UTE/MG e o Secretário de Governo, Odair Cunha e o seu Adjunto, Francisco Eduardo Moreira.

Da reunião, foram feitos os seguintes encaminhamentos:

– O corte do ponto da greve das SREs está suspenso e as negociações serão reabertas com reunião já agendada para o dia 23 de agosto;

– em relação às demais demandas (salário atrasados dos trabalhadores adoecidos, carreira, quadro de escola, retroativo do reajuste, negociação da pauta, perícia médica entre outras), ficou o compromisso do governo de agendar, nos próximos dias, uma reunião para retomar essas questões.

A reunião com o governo também tratou sobre outras demandas:

– Na negociação entre CEMIG e Sindieletro/MG, ficou acertado que o governo vai tratar desse assunto numa reunião específica;

–  quanto à resolução do impasse sobre o repasse de recursos para as Escolas Família-Agrícola, foi tema de reunião específica realizada na última quinta-feira.

Também foram cobrados retornos do governo sobre a criação do Conselho Curador e alteração no Conselho Estadual de Comunicação conforme pauta do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) e propostas sobre as reivindicações dos professores da Unimontes, que estão em greve há mais de 100 dias.

Por fim, foi cobrado que o governo estabeleça uma mesa de negociação  com a participação dos trabalhadores  sobre a situação da indústria no Estado.

Participaram da reunião com o governo do Estado, além da direção do Sind-UTE MG, Sindieletro/MG e coordenação das Escolas Família-Agrícola, os deputados estaduais Rogério Correia, Jean Freire, Cristiano Silveira, Marília Campos, Paulo Guedes, Ulisses Gomes, Geisa Teixeira e o deputado federal Padre João.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.