
Moção aprovada em assembleia geral da categoria no dia 29 de maio de 2024
Diante da escalada do genocídio promovido pelo Estado sionista de Israel, o Conselho Geral do Sind-UTE/MG, instância representativa dos trabalhadores(as) em Educação do Estado de Minas Gerais, reafirma sua mais profunda solidariedade ao Povo Palestino.
Não é uma guerra, é um genocídio. Já são mais de 37 mil mortos, em sua maioria crianças e mulheres. Dados divulgados recentemente registram mais de 35 mil palestinos mortos, 80 mil feridos e 2 milhões de desabrigados.
O povo palestino sofre há décadas com a ocupação, a opressão e a violência. O conflito entre Israel e Palestina é um dos mais antigos e complexos do mundo, envolvendo questões políticas, religiosas, territoriais e humanitárias. Desde 1948, quando Israel foi criado em terras palestinas, milhares de pessoas foram mortas, feridas ou deslocadas em guerras, ataques e violações dos direitos humanos.
Um procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu, no dia 20 de maio, que seja emitido um mandado de prisão para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra e contra a humanidade em Gaza. “Com base nas provas recolhidas e examinadas pelo meu Gabinete, tenho motivos razoáveis para acreditar que Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, e Yoav Gallant, ministro da Defesa, têm responsabilidade criminal por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no território do Estado da Palestina (na Faixa de Gaza) a partir de, pelo menos, 8 de outubro de 2023”, afirmou o TPI, com sede em Haia, em comunicado.
O Sind-UTE/MG condena veementemente as ações contra o povo palestino, que violam o direito internacional, configuram punição coletiva, crime de guerra e genocídio. Israel é um Estado ocupante que mantém um regime de apartheid sobre os palestinos, negando-lhes o direito à autodeterminação, à liberdade e à dignidade.
O Sind-UTE/MG se junta a milhares de entidades representativas da classe trabalhadora, do movimento sindical, social e popular de todo o mundo em apoio ao povo palestino, pelo cessar-fogo imediato e o fim dos bombardeios na Palestina. Não nos calaremos diante da injustiça e da violência!
Conselho Geral do Sind-UTE/MG – 29/05/2024
Compartilhe nas redes: