Educadores da rede pública aprovam jornada em defesa do IPSEMG

Assembleia da categoria descarta greve por tempo indeterminado e aposta em novas mobilizações para evitar perdas com PL do IPSEMG

BH – Os trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de ensino aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (13) um extenso calendário de mobilizações em defesa do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG). A assembleia também descartou a proposta de greve por tempo indeterminado. Ainda nesta quinta-feira, os trabalhadores e trabalhadoras saíram em passeata até um dos imóveis históricos do IPSEMG que o governo Zema quer vender, conforme o PL em tramitação.

PL DO IPSEMG
A instituição centenária de assistência aos servidores públicos é objeto do Projeto de Lei 2.238/2024, proposto pelo governo Zema, em tramitação na Assembleia Legislativa. O PL aumenta o valor da contribuição dos beneficiários e faz profundas mudanças que vão onerar ainda mais os servidores e servidoras, principalmente os do setor educacional. Se aprovado, o projeto também anula os efeitos do reajuste de 4,62% aprovado na semana passada.

MOBILIZAÇÃO
A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise de Paula Romano, enfatizou que a assembleia aprovou um amplo calendário de mobilizações, por região, para que a categoria esteja de vigília na Assembleia Legislativa todas as terças, quartas e quintas-feiras, até o final da Legislatura neste primeiro semestre. “Estaremos todos os dias mobilizados para defender o IPSEMG, para defender os nossos direitos, a assistência médica e odontológica que o governo quer tirar dos trabalhadores. A mobilização começa na próxima terça-feira em BH e região Calcárea, onde estaremos com as atividades paralisadas, acompanhando as reuniões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALMG, que é onde o projeto inicia sua tramitação”, reiterou Denise.

AVALIAÇÃO
O Conselho Estadual do Sind-UTE/MG propôs e aprovou na Assembleia uma avaliação positiva da jornada de lutas em torno do reajuste salarial. Conforme avaliação houve conquistas no processo de discussão do reajuste e o governo Zema só encaminhou a proposta de aumento do índice de 3,62% para 4,62% em razão desta mobilização. Ainda conforme o Sind-UTE, o Conselho Geral e assembleia entendem que os trabalhadores acumularam forças para as próximas jornadas, como a luta em defesa do IPSEMG.
“Nossa necessidade imediata é ampliar a mobilização para fazer frente aos ataques do governo Zema aos direitos da categoria, materializados na proposta de alteração da legislação do IPSEMG”, destaca a proposta do Conselho.

CALENDÁRIO
De acordo com a assembleia de hoje, a categoria vai manter um calendário com ações em ritmo de mobilização crescente, intensificando o trabalho de base com visitas às escolas e atividades regionais, além da vigília permanente e pressão na ALMG durante o processo de tramitação do Projeto de Lei 2.238/2024.
O calendário de mobilizações é o seguinte:

• 18/junho: BH, Grande BH e Região Calcárea
• 19/junho: Alto Paranaíba, Triângulo, Noroeste