Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Hoje, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, reforçamos nosso compromisso com os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
A Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, iniciada em 20 de novembro, busca aumentar a conscientização sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres e promover políticas públicas efetivas. Inspirada na campanha dos 16 Dias de Ativismo da ONU, a versão brasileira começa no Dia da Consciência Negra e vai até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro. Esta escolha de datas reflete a vulnerabilidade interseccional enfrentada pelas mulheres negras, que sofrem tanto com o racismo estrutural quanto com o machismo.
Durante os 21 dias, ocorrem atividades como debates e oficinas, organizados por entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras instituições. O intuito é debater a violência de gênero, com foco em feminicídios e violência doméstica, e ressaltar a importância de advocacia, educação e promoção da igualdade de gênero.
Os dias especiais dentro da campanha incluem:
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra;
- 25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres;
- 6 de dezembro: Campanha do Laço Branco;
- 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos, marcando o encerramento.
A campanha destaca a importância de envolver a sociedade nas ações governamentais de combate ao feminicídio e à misoginia, buscando um debate profundo sobre machismo e segurança. Estes esforços visam não só proteger as mulheres como também promover respeito e igualdade, sendo um movimento crucial para transformar culturalmente a abordagem da questão de gênero e raça.
Denuncie, disque 180!
Compartilhe nas redes: