O conhecimento move o mundo atual ainda

O mundo atual, a nova conjuntura nacional e internacional e seus desafios relacionados à produção, à distribuição demográfica e ao conhecimento.  Essa foi a reflexão lançada pelo ex-presidente do IPEA, Marcio Pochmann em sua conferência durante a abertura do 32º. Congresso Nacional da CNTE

Segundo Pochmann, 80% do valor dos produtos no mundo de hoje estão ligados ao fator imaterial que é o conhecimento e a “educação deve ser hoje algo para ao longo da  vida toda  e o ensino superior deixa de ser o teto e passar a ocupar o espaço de piso da nossa sociedade”.

Dessa forma, as politicas tem que ser mais articuladas na opinião de Pochmann. “estamos falando em um novo tipo de estado que articula as politicas e que olha o indivíduo na sua totalidade”, explicou.  Para ele, olhar o cidadão como um todo é um passo importante para que se possa ter um maior  resultado das politicas publicas e da valorização da sociedade.

Em sua palestra, ele fez uma analise histórica da evolução conjuntural e falou que nesse início de século, vários fatores influenciaram o movimento mundial . Ele destacou a divisão do espaço em cadeias produtivas globais  – espaços privilegiados de produção no mundo e explicou que “não se trata mais de  olhar se existe o capital privado nacional e estrangeiro, mas sim observar a parte do país que participa das cadeias produtivas globais”, explicou.

As novas formas de reorganização do capitalismo tornam importante a conexão dos trabalhadores para além do espaço nacional, “abrindo uma oportunidade para a construção de uma agenda internacional do trabalho”, disse.

Pochmann enumerou ainda questões como transição demográfica, participação da mulher na sociedade e expectativa de vida, que são totalmente diferentes do que há cem anos. “Em 1914, num congresso como esse, provavelmente eu não estaria aqui porque no Brasil vivia-se 34 anos em média e eu infelizmente já passei dessa idade”, brincou e completou: “a participação feminina seria meramente simbólica porque a mulher tinha ainda dez filhos e o mundo era fundamentalmente masculino’’.

O Brasil precisa aprender a lidar com a realidade com uma população de até cem anos de idade e que se organiza em estruturas familiares diversas – as famílias que mais crescem no Brasil de hoje são as monoparentais, disse –  com uma taxa de fecundidade menor, com menos crianças. “temos um mundo a rever  do ponto de vista das mudanças que estão em curso”.

Pochmann teve sua fala interrompida e finalizada pela invasão do plenário por manifestantes a favor do recurso pelo credenciamento de representantes do Sinsepeap/AP. Na sequencia, o recurso foi indeferido pela plenária.  A programação do dia foi encerrada com a votação do regimento congressual e leitoral.

 (CNTE – 16.01.14 – Kátia Maia)

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.