Educadores e educadoras de Contagem suspendem a paralisação

Categoria conquista avanços na carreira e no reajuste, mas mantém o estado de greve
Sind-UTE Contagem

Beatriz Cerqueira com educadores de Contagem durante vigília na prefeitura

Trabalhadores e trabalhadoras em educação de Contagem aprovaram a suspensão da paralisação das atividades, em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (18), no estacionamento da Praça Iria Diniz, no bairro Eldorado. A categoria avaliou que houve avanços na negociação, apesar de a contraproposta apresentada por representantes da prefeitura não atender a todas as reivindicações. Servidores e servidoras decidiram também manter o estado de greve.

“Demos nosso recado para a cidade e para o governo municipal, que precisa ficar atento, pois continuamos mobilizados e a qualquer momento a greve pode voltar”, disse Reginaldo Pereira do Carmo, da direção colegiada da Subsede Contagem do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG). A greve, a maior da educação da história de Contagem, durou 55 dias.

Pela contraproposta apresentada nesta quarta-feira a categoria receberá reajuste de 5,85% com abono de 1% em setembro, outubro e novembro, que será, depois, incorporado ao salário. Além disso, o padrão de carreira sobe de 1,5% para 2% neste ano e aumentará pelo menos para 2,5% em 2015. O padrão pode até receber reajuste maior, dependendo da arrecadação do município, segundo Reginaldo Pereira. “Embora o reajuste da remuneração não tenha sido substancial, houve avanços na carreira”, analisou o diretor do Sind-UTE/MG.

A presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, Gilberto Antônio Gomes, da CSP Conlutas, Marcelino Orozimbo da Rocha, da CTB, e o deputado estadual Durval Ângelo (PT) participaram da negociação com o secretário de Educação,  José Ramoniele Raimundo dos Santos. A reunião aconteceu na terça-feira (17) por solicitação das centrais e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e após uma vigília de educadores e educadoras na porta da Prefeitura de Contagem. Os representantes da prefeitura se comprometeram a avaliar os itens da pauta dos servidores e a apresentar nova contraproposta na manhã desta sexta-feira (18).

(Site CUT/MG – 18.06.14 – Rogério Hilário, com informações da Subsede Contagem do Sind-UTE/MG)

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.