10/8/21, às 14h – Sind-UTE/MG realiza Assembleia Estadual de Greve Sanitária para deliberar pela continuidade do movimento da Rede Estadual de Educação

Nesta terça-feira, (10/8/2021), a partir das 14h, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realiza a sua primeira Assembleia Estadual de Greve Sanitária, de forma virtual, para deliberar a continuidade do movimento na Rede Estadual de Educação.

A greve sanitária, por tempo indeterminado, teve início no último dia 2 de agosto, após o Conselho Geral aprovar o calendário de lutas e a realização do movimento para defender a vida da categoria, dos estudantes e das comunidades escolares. Entre os dias 12 e 17 de julho/21, o Conselho também aprovou a realização de greve sanitária por tempo determinado.

Sem promover mudanças estruturais nas escolas estaduais para garantir segurança sanitária e, sem assegurar um processo massivo de vacinação em toda população mineira, o governo de Minas impõe o retorno presencial das aulas no momento em que o estado atinge mais de 50 mil mortes pela Covid-19.

De acordo com dados da própria Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), na data de hoje, Minas Gerais alcança o número de 51.362 mortes pela Covid-19 e, nas últimas 24h, foram registradas mais de quatro mil novas contaminações.

A direção do Sindicato destaca que já existem regiões com o do sistema de saúde em colapso, como no caso do Triângulo Mineiro, e a manutenção do retorno das aulas presenciais impõe sérios riscos de mais contaminações e mortes.

Comando de Geral de Greve

Na manhã desta terça-feira (10/8/2021) aconteceu o primeiro Comando Geral de Greve de 2021, de forma virtual. “É um momento histórico para nossa categoria. Fazemos a luta em defesa da vida de toda população e viabilizamos a realização do Comando de forma virtual. Nossa organização coletiva é fundamental para a proteção da vida e do direito à educação pública”, destacou a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano.

A deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira, refirmou o compromisso de defender a vida, as carreiras da Educação, a continuidade das nomeações, bem como, proteger a educação pública contra as tentativas do governo de privatização e municipalização das escolas estaduais.

Outro ponto de debate foi a respeito da luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, do governo federal. O deputado federal Rogério Correia frisou a importância da mobilização nacional contra a aprovação da Reforma Administrativa na Câmara Federal, PEC que pretende destruir a estabilidade dos/as servidores/as e precarizar a prestação dos serviços públicos.

Importante: Após a assembleia desta tarde, o Sind-UTE/MG vai divulgar, em seu site www.sindutemg.org.br, o resultado do encontro, com informações sobre as deliberações da categoria.