19/10/21 – Dia de mobilização contra o Regime de Recuperação Fiscal na ALMG

Dirigentes de centrais e sindicais conversaram com deputados e deputadas sobre o assunto e pediram para que digam não ao Regime de Recuperação Fiscal do Governo Zema.

Acesse o álbum de fotos aqui: https://photos.app.goo.gl/WZDzn2yvBwcaLVmg7

Terça-feira (19) chuvosa em Belo Horizonte. Mas, nem isso foi empecilho para que a CUT/MG e sindicatos do funcionalismo público se mobilizassem na entrada principal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para o início de uma série de atividades no âmbito do legislativo mineiro contra a proposta de adesão do governo Zema ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal.

“Não podemos permitir mais esse ataque. A proposta do governo Zema de aderir ao RFF de Bolsonaro é absurda e ataca os servidores públicos, os serviços entregues à população com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a educação pública. Estamos aqui organizados pela CUT-MG, nossa Central, com a presença do Sind-UTE/MG, Serjusmig, Sind-Saúde, Sintect-MG, Sindsema, Sinfazfisco e outros apoiadores para falar com os deputados e as deputadas. Vamos precisar de todo mundo nesta luta”, disse a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano.

Para as lideranças sindicais, o cenário é um só: votar a favor do Regime de Recuperação Fiscal é votar contra o povo mineiro. E foi o que reforçou o presidente do Sintect-MG, Robson Silva. “Nas eleições não esquecemos aqueles que votaram contra o serviço público de Minas Gerais”, disse.

Um recado certeiro também aos parlamentares feito por Fankilin Almeida/Serjusmig: “ Se votarem pela adesão ao RRF do governo do Estado, contra o serviço público, não voltarão em 2022”. Nessa mesma direção, apontou Marcelo Delão/Sinfazfisco. “O que eles dizem que é benefício, na verdade é só um empurra da dívida por certo tempo. Uma jogada maliciosa para entregar as estatais e os serviços públicos para a iniciativa privada.”

A CUT/MG também está nessa luta contra a destruição dos direitos da classe trabalhadora. “Não podemos permitir essa situação. O governo do Estado, com essa proposta de adesão ao RRF, só aumentará ainda mais o déficit que sua gestão já acumula. Muito mais que o governo anterior, que ele sempre atacou. Você faz uma péssima gestão governador e não tem nada de Novo”, afirmou a secretária-geral da CUT/MG, Lourdes Aparecida de Jesus.

Yara Diniz, do Sind-Saúde destacou o quanto do projeto do governo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal ataca direitos fundamentais do funcionalismo. “Esse regime vem trazer congelamento de salários, carreiras e concursos públicos por 9 anos e isso vai impactar na vida das pessoas de maneira geral.

A professora Idalina Franco, da direção estadual do Sind-UTE/MG destacou o quanto esse governo ataca a educação e lembrou dos projetos Somar e Mãos Dadas, que retiram direitos e privatizam a escola pública. Denunciou que o governo do Estado acaba de passar para a Polícia Militar a E. E. Sara Kubistchek, de 59 anos, localizada na Regional Leste de BH. “Um absurdo, tirar a escola de filhos e filhas da classe trabalhador, de 452 famílias que não terão mais a escola perto de suas casas para militarizar. Precisamos enfrentar isso”.

Regina Márcia Pimenta, do Sindsema – Sindicato dos Servidores do Meio Ambiente de Minas Gerais, que as entidades representativas do funcionalismo ficarão de prontidão na ALMG enquanto o projeto estiver em tramitação e que vão se posicionar fortemente contrários. “Vamos ficar aqui de vigília e não permitir que essa proposta seja aprovada. Esse Regime sucateará nossas instituições por 9 anos. Senhoras e senhores deputados, não temos como apertar mais os cintos. Não votem a favor do RRf para Minas Gerais”.

Diálogo com deputados e deputadas

Representantes da Frente em defesa do funcionalismo e contra o RRF do governo do Estado, num dado momento da manifestação, conseguiram marcar presença na antessala que acessa o plenário da ALMG e dialogaram com alguns deputados e deputadas. Receberam atenção e sugestões da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, e algumas agendas de lutas já estão sendo construídas com seu apoio.

Os dirigentes sindicais também conseguiram conversar e encaminhar o pedido para que votem contra o Regime de Recuperação Fiscal com a deputada estadual Andrea de Jesus (PSOL), deputados Betão e Jean Freire (PT) e Doutor Wilson Batista (PSD).

20/10/21 – Agenda de Lutas na ALMG contra o Regime de Recuperação Fiscal de Zema

As atividades prosseguem nessa quarta-feira (20/10/21), às 14h, na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Rua Rodrigues Caldas, 30 – em Belo Horizonte. #JuntoseJuntasContraRRF – participe!

FotoStudium