1º de outubro – Dia do idoso

A Secretaria Nacional de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores(as) em Educação – CNTE, parabeniza a todos os idosos pelo dia 1º de outubro, que se celebra o DIA DO IDOSO no Brasil.

No dia 1º de outubro de 2003 foi aprovada a Lei 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de outubro, em 2006 foi aprovada outra lei (a Lei 11.433, de 28 de Dezembro de 1994 para transferir o Dia do Idoso para o dia 1º de Outubro.

Vale salientar que desde 1994, com a Lei 8.824, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que esta lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

É sabido também, que, na Assembléia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios desta resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre estes princípios, estão os de “autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:

Autorrealização

• Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
  • Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;

Dignidade

• Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;
  • Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiência, condições econômicas ou outros fatores

No dia do idoso, a Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE conclama a toda a sociedade brasileira a tratar bem e respeitar os idosos, porque os ensinamentos que eles nos passaram é de grande valia para uma sociedade que se preza.

Vamos respeitá-los nesse dia de alegria, paz, emoção e amor no coração de cada ser humano, não deixando de nos lembrar que, quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência, e o amor.

Respeitemos pelas rugas e cabelos brancos que os idosos tenham, nada torna oculto o amor que cada um tem por nós. Sendo da família ou não, é assim que se comportam os idosos.

CNTE Informa