21/12/21 – Sind-UTE/MG se reúne com a Seplag para tratar dos recursos do Fundeb na valorização das carreiras da Educação

Nesta terça-feira (21/12/2021), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se reúne com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para tratar da utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O valor total do rateio do Fundeb, se considerado o início em 2019, já soma R$ 4,1 bilhões. A categoria reivindica o direcionamento do recurso na valorização das carreiras da Rede Estadual de Ensino.

Outro ponto reivindicado é o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional, que é um direito garantido pela Lei Federal 11.738/08 e na Constituição do Estado, por meio do artigo 201 A, da Constituição do Estado, e pela Lei 21.710/2015. O governo de Minas ainda não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial para a Educação.

22/12, às 16h – Vigília na Cidade Administrativa e nova reunião com a Seplag

Educadores e educadoras, sob coordenação do Sind-UTE/MG, realizam nesta quarta-feira (22/12/2021), às 16h, uma vigília na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para defender a utilização do rateio do Fundeb, a execução dos recursos vinculados da Educação e o cumprimento do Piso Salarial.

A direção do Sindicato participará da reunião da Seplag com representantes do funcionalismo, na quarta, às 17h.

O resultado da reunião de hoje e a cobertura da vigília você acompanha nas redes sociais e site do Sind-UTE/MG.