4 anos do crime da Vale S/A em Brumadinho #AtingidosEmLuta

Clique aqui para ver mais fotos.

No último dia 25/01/23, completaram-se 4 anos do crime da Vale em Brumadinho. Uma grande programação de atividades iniciou-se a partir da “Jornada de Luta 4 ANOS DO CRIME DA VALE EM BRUMADINHO – Em Luta por Reparação, Justiça e Segurança!” que contou, inclusive, com a presença do Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira e representantes das instituições de justiça.

Vários atos, manifestações e caminhadas que clamam por justiça e homenageiam as vítimas da foram realizados ao longo desta data triste para centenas de famílias em Minas Gerais. Há quatro anos, o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale S/A, tirava a vida de 272 pessoas no município de Brumadinho, atingindo direta e indiretamente milhares de famílias. As atividades organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocorreram em Belo Horizonte e no município da região metropolitana.

Pela manhã aconteceu a 4ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho. Milhares de pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde foi celebrada uma missa em memória das vítimas.

Para Thiago Alves, da coordenação nacional do MAB, esses atos são fundamentais para preservar a memória dos mortos e não deixar que esse crime que abalou o Brasil e teve repercussões no mundo todo caia no esquecimento.

O Sind-UTE/MG, como Sindicato cidadão e participativo na luta dos movimentos sociais, se solidariza às famílias atingidas por essa tragédia-crime e reforça seu apoio ao MAB na luta pelos direitos dos atingidos e atingidas. Chega de mineração predatória!

Foto: Jair Gopefi

 

FotosFotos: Jokamadruga/MAB

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.