5 de outubro: Dia Mundial dos/as Educadores/as

A CNTE se congratula com os/as educadores/as de todo o mundo (professores e funcionários), neste dia 5 de outubro, desejando vitórias nas lutas por melhores condições de vida e trabalho.

Neste Dia Mundial dos Educadores, a Internacional da Educação – federação formada por cerca de 400 entidades de mais de 170 países e na qual o presidente da CNTE, Roberto Leão, exerce o cargo de vice-presidente mundial pela América Latina – juntamente com suas afiliadas e parceiros em todo o mundo celebra a nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 e o papel fundamental que os educadores desempenham para assegurar a sua execução. “Todos os anos, no Dia Mundial do Professor, honramos os professores e o papel tão fundamental no fornecimento de uma educação de qualidade para crianças em todo o mundo”, diz uma mensagem conjunta assinada por UNESCO, Organização Internacional do Trabalho (OIT), UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Internacional da Educação (IE).

“Hoje, em um momento em que a comunidade internacional se reúne para apoiar a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o papel central é mais significativo do que nunca”, reforça o texto.

O objetivo da educação – A nova meta global de educação, que ocupa um lugar central na agenda Educação 2030, apela a uma educação inclusiva e de qualidade equitativa na promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

As organizações globais destacam o fato de que “atingir esta meta é fundamental para atingir os nossos objectivos de desenvolvimento global […] parcerias fortes dependem de pessoas bem treinadas e mão-de-obra bem preparada”.

Esta agenda só é relevante se os governos “investem na capacitação dos professores”, acrescentam. Mas em todo o mundo, o educador continua a ser “subvalorizado”.

Qualidade – O Instituto de Estatísticas da UNESCO estima que os países devem empregar 12,5 milhões de professores do ensino primário para atingir a meta do ensino primário universal até 2020. Além disso, atingir o ensino secundário universal até 2020 criaria outras quatro milhões de funções docentes.

Agora, com a agenda da educação de 2030, os Estados membros da ONU concordaram em aumentar substancialmente o recrutamento de professores qualificados através de várias medidas, incluindo a cooperação internacional na formação de professores nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos.

Os governos devem “redobrar seus esforços e estabelecer um diálogo com professores e suas organizações”, além de “intensificar os seus esforços para fornecer uma professores com formação satisfatória, motivados e com apoio para todas as escolas, todos as comunidades e todas as crianças” , declararam as organizações.

Condições – As organizações globais também insistem que os professores devem alcançar empoderamento por meio de condições dignas de trabalho, ambientes seguros, recursos de trabalho adequados, confiança, autonomia profissional e liberdade acadêmica.

As organizações reiteraram que a recomendação relativa aos Estatuto dos Professores da OIT / UNESCO (1966), a Recomendação relativa ao Estatuto dos Professores de Ensino Superior da UNESCO (1997) e as orientações sobre a política da OIT de promoção do trabalho decente para a equipe de educação da primeira infância (2014) e da indústria são referência essencial para as normas internacionais da profissão docente.

Por esta razão, na nova agenda educacional para o desenvolvimento global quer envolver a comunidade internacional na avaliação e na capacitação dos educadores em todo o mundo: “Porque são eles que vão educar uma nova geração de crianças que, por sua vez, levarão adiante nossos objetivos para construir um mundo melhor para todos “.

Educação para a cidadania global é a chave para as novas metas globais

Questões relacionadas com a educação para a cidadania global são considerados essenciais para promover a compreensão e para encontrar soluções pacíficas para os problemas, permitindo simultaneamente um ensino abrangente e aprendizagem.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, acredita que a cidadania global é um dos pilares da Iniciativa Global sobre Educação e, acima de tudo, para a educação de qualidade para todos, e afirma que “a educação é mais do que a livros e números, também é cidadania. A educação deve assumir plenamente que desempenha um papel fundamental para ajudar as pessoas a construir mais sociedades justas, pacíficas e tolerantes”.

A CNTE acredita em um mundo igualitário e de paz, e não deixará de lutar por ele através da educação pública, de qualidade, laica, democrática e para todos.

Nesse dia 5 de outubro, salve os/as educadores/as do Brasil e do mundo!

(Com informações da Internacional da Educação, 02/10/2015)

CNTE Informa