6/9 às 20h – Sind-UTE/MG participa do lançamento do “Portal do Bicentenário” na Rádio UFMG

Nesta segunda-feira (6/9/2021), às 21h30 o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), por meio da coordenadora-geral, professora Denise Romano, participa do lançamento do Portal do Bicentenário, no programa Pensar Educação Pensar o Brasil, da Rádio UFMG.

O Sind-UTE/MG apoia essa iniciativa e vai debater sobre a luta histórica em defesa da educação pública de qualidade social, da inclusão digital, e da vida de toda a população, num momento de insegurança sanitária na Rede Estadual de Educação.

Participam também da conversa a presidenta do Sindicato dos professores de universidades federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH UFMG+), Maria Rosario Barbato, e a vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Fernandes de Carvalho.

Para acompanhar é só sintonizar na frequência104,5 FM para a grande BH ou escutar pelo site (https://ufmg.br/comunicacao/radio-ufmg-educativa). O programa começa às 20h dessa segunda-feira.

Sobre o Portal do Bicentenário

A atividade na Rádio UFMG dá início ao lançamento do Portal, que acontece nos dias 6 e 7 de setembro numa “Virada das Independências”, em referência aos diversos movimentos que compõem o Brasil, com lives de debates e apresentações culturais.

O Portal trará de forma gratuita os mais variados conteúdos voltados à educação básica para discutir os 200 anos de independência do país para além dos livros escolares. Haverá sequências didáticas, relatos de práticas, espaço para material acadêmico, dissertações, livros e vídeos.

A ideia do site é ser um “hub” onde possam ser encontrados temas e abordagens que, antes, não estavam sendo pensados. O objetivo é propor um pensamento crítico sobre o período em que o país deixou de ser colônia portuguesa, incluindo os diversos movimentos locais que levaram à construção da nação ao longo de duzentos anos. E, para além disso, instigar o debate sobre o país que vamos construir para o futuro.